Na semana passada a Oculus fez um anúncio muito interessante: o conjunto Oculus Rift e Oculus Touch ia entrar num período de desconto durante seis semanas. E por desconto a empresa referia-se a um corte de 200 euros no preço deste pacote. Ou seja, o conjunto que por norma custa 650 euros vai custar até ao final de agosto 450 euros nos mercados europeus.

Esta tornou-se, de longe, a melhor oportunidade para comprar uns Oculus Rift. Esta quebra de preço é ainda mais apetitosa tendo em consideração que há menos de seis meses era necessário desembolsar 800 euros pelo pacote que incluísse os óculos de realidade virtual e os comandos dedicados.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Claro que há outros factores a considerar além do preço – como a necessidade de ter um computador compatível, computador esse que se ainda não existir em casa do utilizador obrigará a um investimento sempre acima dos 500 euros. Mas os que têm um forte interesse pelo segmento da realidade virtual neste momento já têm, provavelmente, o computador compatível.

Os Oculus Rift não têm ainda venda direta para Portugal, mas têm venda direta para vários outros países europeus, pelo que não será difícil para os interessados conseguirem aproveitar esta promoção.

Leia também | O Facebook mostrou finalmente porque comprou a Oculus

Sendo esta uma boa oportunidade para investir nos Oculus Rift, é também uma boa oportunidade para ficar a conhecer aquelas que são algumas das melhores experiências de realidade virtual que estão disponíveis neste ecossistema. Com os 200 euros que vai ‘poupar’ no preço dos óculos e dos comandos pode investir em várias experiências de qualidade.

Caso considere comprar os Oculus Rift nesta promoção de verão, considere também esta lista de 11 experiências de realidade virtual.

Robo Recall | 29,99 euros

É um shooter ao melhor estilo. O jogador terá de usar os seus reflexos e destreza para conseguir eliminar várias vagas de robôs que vão surgindo em diferentes localizações. O jogo permite que o utilizador execute combinações diferentes para conseguir uma maior pontuação.

O Robo Recall é também um bom exemplo da fidelidade gráfica que as experiências de realidade virtual já conseguem atingir e é um dos títulos que mais explora a versatilidade dos Oculus Touch.

Adr1ft | 19,99 euros

O jogador é colocado numa situação de grande stress: a estação espacial na qual estava instalado está a desintegrar-se. Vai ficar à deriva no espaço ou vai tentar sobreviver? O jogo tem uma grande beleza visual e será capaz de concretizar o sonho de todos aqueles que um dia já quiseram ser astronautas.

Adr1ft tem um forte sentido de imersão pelo que será uma das experiências que vai querer experimentar nos Oculus Rift.

Tilt Brush | 19,99 euros

Esta experiência dispensa apresentações. Apesar de ter sido originalmente concebida para os HTC Vive, a chegada dos Oculus Touch fez com que Tilt Brush também ficasse disponível para os Oculus Rift.

Na prática esta experiência coloca o utilizador dentro de uma sandbox criativa: o objetivo é criar desenhos tridimensionais através de um processo de criação bastante diferenciador.

Chronos | 39,99 euros

Foi um dos primeiros jogos a mostrar que as experiências de realidade virtual não precisam de ficar confinadas às criações em modo first-person. Este RPG visto na terceira pessoa além de apresentar um estilo de jogabilidade distinto, representa também uma história num ambiente envolvente.

O jogador vai acompanhar a personagem ao longo da sua vida, podendo jogar enquanto jovem, adulto e enquanto idoso. Chronos foi um dos títulos de lançamento dos Oculus Rift, mas ainda é uma experiência que merece a sua atenção.

Edge of Nowhere | 39,99 euros

Passando de um estilo mais fantasioso para um estilo mais focado na ficção científica, Edge of Nowhere retém o estilo de jogo na terceira pessoa, mas acrescenta ambientes mais claustrofóbicos e mais assustadores.

Mesmo não sendo um jogo declaradamente de terror, é um jogo que vai fazer o seu coração bater mais forte. Ajude Victor Howard a encontrar a sua noiva, Ava Thorne, depois de ter sido dada como desaparecida numa expedição à Antártida.

Dragon Front | Grátis

Já jogou Hearthstone? Dragon Front pode ser descrito como o equivalente para equipamentos de realidade virtual. É um jogo de estratégia, por turnos e que é baseado em cartas que retêm poderes e habilidades.

Mas o que em descrição pode parecer um jogo aborrecido em ambiente de realidade virtual, acaba por ser uma interpretação interessante de como podem ser os jogos de estratégia nestas plataformas.

Arizona Sunshine | 29,99 euros

Se em termos de narrativa prefere um jogo que o coloque no centro de um apocalipse Zombie, então Arizona Sunshine é uma das melhores escolhas. Mesmo não apresentando gráficos topo de gama, o título consegue transmitir a sensação de que vamos ser mordidos a qualquer momento.

O título tem ainda uma componente de exploração, encorajando o jogador a vasculhar em todos os sítios possíveis e imaginários na expectativa de conseguir mais armamento para derrotar os mortos-vivos.

The Mage’s Tale | 39,99 euros

Para os que sempre sonharam em ser um poderoso feiticeiro, The Mage’s Tale pode revelar-se uma experiência única. A nossa missão neste jogo é ajudar a resgatar um grande feiticeiro que foi raptado por forças maléficas.

Durante a nossa aventura vamos ter que cozinhar novos feitiços em caldeirões e teremos de usar as nossas habilidades mágicas para derrotar os maus da fita. Melhor do que contado, este é um daqueles exemplos que tem de ser jogado.

Rick and Morty: Virtual Rick-ality | 29,99 euros

A popular série de desenhos animados também já se rendeu aos encantos da realidade virtual. Nesta experiência o jogador vai incorporar um clone de Morty que vai poder vasculhar a seu bel-prazer o laboratório de Rick.

Produzido pelo mesmo estúdio que desenvolveu o jogo Job Simulator – a Owlchemy Labs, entretanto comprada pela Google -, esta é uma sandbox focada justamente na exploração não só dos muitos elementos que existem no jogo, mas na própria liberdade de movimentos proporcionada pelos equipamentos VR.

Super Hot VR | 24,99 euros

Considerado como um dos melhores jogos independentes dos últimos tempos, Super Hot conseguiu encontrar na realidade virtual uma casa à sua medida. O jogo foi repensado para funcionar da melhor forma em equipamentos de realidade virtual.

O resto continua igual: diferentes arenas onde o jogador terá de conseguir sobreviver às vagas de inimigos que vão surgindo. A melhor forma de conseguir ultrapassar os desafios é fazendo ‘chover’ balas sobre todos aqueles que se aproximam de si.

I Expect You to Die | 24,99 euros

Somos colocados no papel de um espião de elite… mas rapidamente percebemos que temos tanto de letais como de desastrados. O objetivo é conseguir sobreviver a um diferente conjunto de cenários nos quais somos confrontados com situações de vida ou morte.

Apesar de a sinopse poder parecer ‘pesada’, a verdade é que I Expect You to Die é um jogo focado no divertimento e na capacidade de resolver quebra-cabeças.