Os controladores dedicados para o sistema de realidade virtual Oculus Rift já podem ser comprados. No mercado europeu custam 199 euros e têm entrega prevista entre os dias 6 e 15 de dezembro.

O início do período de pré-venda marca assim o fim de uma longa espera pelos Oculus Touch. Os comandos só vão ficar disponíveis largos meses depois do lançamento inicial dos Rift, que aconteceu no último dia de março.




Apesar do tempo de espera existe uma grande expectativa relativamente aos controladores. De acordo com a Oculus, os Touch vão trazer uma nova camada de imersividade às experiências de realidade virtual, tornando os movimentos ‘digitais’ mais precisos e realistas.

Com a inclusão dos Oculus Touch no preço final de todo o sistema principal dos Oculus Rift, o valor sobre para os 899 euros. Para tentar compensar a tecnológica norte-americana – uma subsidiária do Facebook – vai oferecer dois jogos e ainda um sensor de posicionamento.

Apesar das promessas de experiências de realidade virtual melhores, o facto de só no final do ano os Touch ficarem disponíveis fez com que muitas das experiências VR desenvolvidas até ao momento não suportem os controladores.

Caberá agora aos diferentes estúdios de desenvolvimento adaptar os trabalhos que já têm feitos ou deixar que as primeiras experiências e jogos VR não suportem os Touch, deixando isso para trabalhos posteriores.

A Oculus diz que no dia 6 de dezembro, data em que os Touch ficam disponíveis, terá 35 jogos compatíveis com os comandos.