É a peça final que falta para que a Oculus consiga entregar as experiências de realidade virtual que sempre quis. Os comandos dedicados Oculus Touch vão chegar ao mercado no dia 6 de dezembro, mas os interessados poderão fazer a reserva dos periféricos já na segunda-feira, 10 de outubro.

Era um dos elementos mais aguardados da conferência Oculus Connect e a tecnológica norte-americana não desiludiu. Além de ter anunciado a data de lançamento, também revelou o preço dos Touch: 199 dólares, não sendo ainda certo qual o valor para o mercado europeu.




Todos os que reservarem os Oculus Touch vão ter direito a dois videojogos gratuitos – VR Sports Challenge e The Unspoken -, com a tecnológica a garantir a existência de mais de 30 experiências de realidade virtual compatíveis com os controladores quando estes chegarem ao mercado.

A Oculus aproveitou ainda a ocasião para revelar que nestes meses adicionais de desenvolvimento fez alguns ajustes aos Oculus Touch. Os comandos agora têm aquilo a que a empresa chama de rastreamento por constelação, ou seja, cada comando tem vários pontos de reconhecimento que ajudam a fazer uma leitura mais precisa do seu posicionamento.

Os comandos têm ainda um sistema háptico que replica através de padrões de vibração algumas das ações que os utilizadores executam dentro das experiências de realidade virtual. Os comandos têm também integrado um sensor de proximidade que permite detetar o posicionamento dos dedos, algo que será importante para as experiências de VR mais sociais.

As novidades não ficaram no entanto por aqui. Quem comprar os Touch vai receber um segundo sensor de posicionamento, o que permitirá criar um ambiente de realidade virtual mais preciso. Foi ainda confirmado que os Oculus Touch terão suporte para experiências de grande escala, mas para isso será necessário comprar um terceiro sensor.

A Oculus, que até aqui só vendia o sensor integrado com o pacote básico dos Oculus Rift, vai também passar a vender sensores avulso e cada um custará 79 dólares.

Sem mais artigos