OhShape

Análise OhShape

Alguém se lembra daquele programa de televisão onde os concorrentes tinham de executar uma determinada pose para passarem uma parede que se ia aproximando deles a alta velocidade? Não era mesmo interessante, aproveitando o poder da Realidade Virtual, termos a possibilidade de fazer isso no conforto da nossa casa? E já agora, que tal fazer isso com várias paredes seguidas, em vez de só uma? Podia ser um exercício de fitness interessante. E até se podia ter música! Que excelente ideia!

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

E foi assim que nasceu OhShape, um jogo de ritmo onde temos um conjunto de paredes e obstáculos que pretende obrigar os jogadores a mexerem-se intensivamente, criando uma nova forma de exercício divertida. Será que é possível conseguir esse objectivo ou terá a ideia ido contra a parede?

Soltem a parede!

OhShape, disponível no SteamOculus Store e Viveport, é um divertido jogo de ritmo em Realidade Virtual, inspirado no popular programa de televisão japonês, Hole in the Wall. O jogador irá ter uma sequência de paredes que tem uma passagem com o formato da pose que deverá ser executada a fim desta não nos bater. Adicionalmente às paredes, existem ainda obstáculos que deverão ser evitados, jóias que deverão ser colecionadas e paredes especiais que deverão ser partidas através de socos. Todos estes elementos vão-se aproximando do jogador ao ritmo da música selecionada o que faz com que este execute uma coreografia semelhante a uma dança.

Mesmo sendo o conceito bastante simples, a sua execução está longe de ser elementar a partir de certo ponto. As diferentes músicas incluídas podem ser executadas em quatro dificuldades diferentes, sendo que a primeira não é feita como desafio mas sim como forma de experimentar a música. A dificuldade seguinte é relativamente simples principalmente para quem estiver em forma mas, contudo, as duas últimas exigem uma verdadeira preparação física e bons reflexos de quem as jogar.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Na sua jogabilidade normal, OhShape exige um pouco de espaço para que seja possível o jogador desviar-se dos obstáculos e executar as poses necessárias. No entanto, para aqueles que tenham receio de se mexer muito em Realidade Virtual ou tenham efetivamente um espaço mais reduzido, o jogo conta com o modo Small Room onde esses movimentos de maior amplitude são eliminados, tornando a dança mais simples mas também mais segura.

Além dessa modificação é possível também definir, para cada música, a velocidade da mesma (e consequentemente dos obstáculos e paredes) assim como a precisão com que é necessário executar as poses. Todas essas alterações irão afetar o multiplicador da pontuação que irá depois parar à Leaderboard do jogo.

Mesmo sendo um jogo com um reduzido número de modos, algo que poderá ser melhorado em atualizações futuras, OhShape conta com uma das melhores características que qualquer jogo de música possa ter, a possibilidade de utilizar músicas personalizadas. Estas podem ser descarregadas online em sites da comunidade ou até criadas pelo próprio jogador através da utilização do seu editor de níveis opensource. Isto permite que o jogo tenha um número ilimitado de músicas, tornando a sua jogabilidade bastante mais elevada.

patreon

Considerações Finais

OhShape é certamente um divertido jogo que irá colocar a suar mesmo os jogadores mais em forma. Com um conceito verdadeiramente simples, é ideal para todos aqueles que gostem de se mexer ou de se desafiar em combates de dança.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Contudo, além do conceito simples, os modos disponíveis são igualmente simples, não existindo outros desafios além de tentar atingir uma pontuação mais elevada. No entanto, o jogo encontra-se em constante melhoria e não é improvável que novos modos sejam introduzidos em atualizações futuras. Adicionalmente, a possibilidade de se utilizar músicas personalizadas é um ponto incrivelmente positivo, elevando o número de músicas disponíveis para um número virtualmente ilimitado.

nota 4
Clica na imagem para mais informação sobre as nossas classificações

+ Excelente forma de praticar exercício.

+ Possibilidade de usar músicas personalizadas.

– Poucos modos disponíveis.

– Repetitivo.

N.R.: A análise a OhShape foi realizada num Oculus Quest 2 com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente disponibilizada pela equipa da Odders Lab.