As Instagram Stories foram um sucesso instantâneo. Em poucos meses a rede social conseguiu que vários milhões de utilizadores explorassem este novo formato de publicação e os últimos valores oficiais dizem que 150 milhões de pessoas estão a usar as Instagram Stories.

O conceito é simples: as Instagram Stories funcionam como um diário onde os utilizadores podem partilhar fotografias e vídeos do seu quotidiano. Os conteúdos publicados nas Instagram Stories desaparecem passadas 24 horas, dando um sentido de efemeridade a estes conteúdos.

Veja também | Nove funcionalidade do Instagram menos conhecidas

Nesta altura o mais provável é já ter experimentado ou até ser um utilizador assíduo das Instagram Stories. Mas será que conhece todas as suas funcionalidades? Apesar do interface simples, as Instagram Stories têm funcionalidades interessantes e até complexas, pelo que descobri-las nem sempre é a tarefa mais simples.

Partilhamos aqui oito truques e dicas para aprender a dominar e a tirar o melhor partido das Instagram Stories.

Esconda as suas histórias de outras pessoas

Por definição, sempre que partilha uma fotografia ou um vídeo através do Instagram Stories, o conteúdo vai ficar visível para todas as pessoas que o seguem. Mas por algum motivo pode querer que uma história ou todas as suas histórias deixem de ser vistas por determinadas pessoas.

Para isso basta aceder às definições do Instagram Stories carregando no símbolo da roda dentada no canto superior esquerdo. Logo no início vai encontrar o separador ‘Ocultar a história de’ e ao carregar onde diz ‘0 pessoas’ vai abrir-se a sua lista de seguidores. Selecione aqueles que não quer a quem as suas histórias apareçam.

Publicar imagens da galeria do smartphone

O objetivo é que o utilizador capte momentos espontâneos diretamente a partir do interface da funcionalidade Instagram Stories. Mas há uma forma de publicar outras fotografias ou vídeos que tenha na galeria do smarpthone.

Para isso basta deslizar o dedo de baixo para cima no ecrã onde pode escolher entre fazer um direto, captar uma fotografia, captar um Boomberang ou usar o estilo mãos livres. Neste carrossel que vai surgir na parte inferior o utilizador vai encontrar todas as imagens e vídeos que foram criados no smartphone nas últimas 24 horas.

Para o caso de querer uma fotografia com mais tempo, então abra essa fotografia através da galeria do smartphone, faça uma captura de ecrã e essa captura de ecrã pode depois ser usada para publicar como uma Instagram Stories.

Utilizar fotografias do Snapchat nas Instagram Stories

As Instagram Stories foram inspiradas nas Snapchat Stories, pelo que muitos utilizadores podem querer manter as duas redes sociais e reutilizador os conteúdos. Se quiser partilhar os conteúdos do Snapchat nas Instagram Stories e manter, por exemplo, os filtros únicos que o Snapchat disponibiliza, apenas terá de guardar as fotos que capta na aplicação do Snapchat.

A partir do momento em que as guarda, essas fotos ficam disponíveis através do carrossel das Instagram Stories que pode ser acedido usando a dica anterior.

Pintar o ecrã todo da mesma cor

A disponibilização de uma ferramenta para escrever, para desenhar e para colar autocolantes permite explorar um lado mais criativo nas Instagram Stories – ou seja, pode partilhar uma mensagem sem necessitar de partilhar propriamente uma fotografia sua ou com os seus amigos.

Há uma forma simples para pintar todo o ecrã do smartphone sem ter de usar o pincel durante vários minutos. Basta escolher a cor que pretende, tocar no ecrã e ficar a pressionar durante cinco segundos. Depois deste período de tempo todo o ecrã do smartphone vai ficar da cor que selecionou.

Assim fica com uma tela colorida para explorar melhor outros formatos de publicação.

Escolher muitas mais cores

Quando seleciona a ferramenta da caneta/pincel, o Instagram coloca na parte inferior da aplicação um total de 24 cores às quais é possível aceder de forma rápida. Então e se quiser mais cores?

Há uma forma de poder escolher a partir de uma paleta muito maior de tonalidades. Basta escolher a cor que quer e quando for selecioná-la, ficar a pressionar nessa mesma cor. Isso vai fazer surgir uma paleta maior e que disponibiliza muitas mais opções de cor para o utilizador explorar.

Fazer zoom nos vídeos

Está a gravar um vídeo para mostrar algo engraçado que está a acontecer, mas a distância de gravação não é a ideal? A funcionalidade de zoom está muito associada às fotografias, mas no caso das Instagram Stories o utilizador pode fazer zoom enquanto está a filmar.

Para isso basta fazer o gesto de pinch to zoom, aquele em que coloca dois dedos no ecrã e depois afasta-os como se estivesse a esticar a imagem.

Guarde os conteúdos que cria nas Instagram Stories

Por definição, as fotografias que o utilizador capta, edita e publica nas Instagram Stories só são publicadas neste formato do Instagram e desaparecem ao fim de 24 horas, não ficando acessíveis em mais lado algum.

A não ser que o utilizador diga expressamente que quer essas fotografias guardadas. Para isso vai precisar de aceder às definições das Instagram Stories e ativar a opção que diz ‘Guardar fotos partilhadas’.

Assim poderá usar, por exemplo, as fotografias das Instagram Stories para partilhar noutras redes sociais ou para guardar num serviço de armazenamento cloud.

Troque facilmente de câmara

O Instagram tem na parte inferior um símbolo que permite trocar facilmente entre a câmara principal do smartphone e a câmara frontal. Se preferir pode fazer essa troca dando um duplo toque, rápido, no ecrã do smartphone. Isso vai fazer com que a câmara selecionada seja rapidamente trocada.

Se conhecer outras dicas e truques úteis para usar nas Instagram Stories, partilhe na caixa de comentários do artigo.