Coube à Electronic Arts dar o pontapé de saída para as grandes conferências da Electronic Entertainment Expo (E3). Tendo sob a sua alçada algumas das mais populares franquias de videojogos da atualidade, sobretudo na área do desporto, não seria difícil de prever uma parte das revelações.

Mas os jogadores esperam sempre por grandes surpresas na E3. Neste capítulo a empresa norte-americana esteve ‘assim-assim’, pois na prática só dois videojogos é que acabaram por ser uma completa novidade – e destes, apenas um foi mostrado já em fase jogável.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Estes são, por ordem, os principais anúncios da Electronic Arts na E3 2017.

A Way Out

Dizem que este é o Prison Break dos videojogos, pois coloca os jogadores na pele de duas personagens, Vincent e Leo, que estão a planear uma fuga da prisão – tal como aconteceu na série dos irmãos Scofield.

Mais do que a história em si, é o conceito de jogabilidade que torna A Way Out num jogo especial. Toda a aventura foi pensada para ser jogada em modo cooperativo com outro jogador. Este modo cooperativo pode ser feito online ou, como a EA prefere, sentados lado a lado no sofá.

O ecrã é dividido ao meio e ambas as personagens são jogáveis em simultâneo. O objetivo é que as ações de um condicionem as ações do outro – por exemplo, os jogadores terão que trabalhar em conjunto para conseguirem roubar lençóis da lavandaria.

A Way Out está a ser desenvolvido pelo estúdio Hazelight e vai ser lançado para Xbox One, PlayStation 4 e PC no início de 2018. Em baixo o trailer oficial do jogo que também mostra cenas de gameplay.

Anthem

Está a ser desenvolvido pela BioWare e é mais um jogo que utiliza o motor Frostbite. Estes seriam à partida motivos suficientes para despertar o interesse sobre Anthem, a nova propriedade intelectual da Electronic Arts.

As imagens do trailer parecem mostrar um mundo intergaláctico e futurista, havendo uma combinação de elementos tecnológicos e um forte pendor de cenários de natureza. Os jogadores deverão ter à sua disposição fatos mecânicos que vão servir de ferramenta para cumprir os objetivos neste jogo.

A EA já confirmou que o objetivo para Anthem é criar um videojogo que possa ser gerido e rentabilizado como Destiny. Em baixo o trailer de revelação de Anthem – hoje durante a apresentação da Microsoft vão ser mostradas as primeiras imagens de jogabilidade e mais pormenores do jogo.

Star Wars Battlefront 2

O jogo já tinha sido oficialmente revelado há algumas semanas, mas ainda assim conseguiu ter um lugar de destaque na apresentação da Electronic Arts. O sucesso do primeiro jogo aliado à chegada de um novo filme da saga Star Wars no final do ano colocam Star Wars Battlefront 2 como um dos títulos a seguir em 2017.

O jogo tem estreia marcada na Xbox One, PlayStation 4 e PC a 17 de novembro. O novo trailer revelado está cheio de ação e de caras conhecidas – como Yoda, Darth Maul, Kylo Ren, Rey e Chewbacca. Este novo título vai fazer o jogador passar por várias eras da franquia cinematográfica.

Uma das grandes novidades de Star Wars Battlefront 2 é a inclusão de uma campanha a solo, algo que não existiu no primeiro jogo lançado em 2015.

Battlefield 1: In the Name of the Tsar

Foi uma das grandes jogadas da Electronic Arts do ano passado – recuperar o tema das grandes guerras naquela que é uma das suas principais franquias. O estilo de jogo, aliado aos seus visuais avançados e à jogabilidade competitiva fizeram de Battlefield 1 um sucesso. Atualmente ainda existem 20 milhões de jogadores ativos neste título.

Em vez de anunciar uma nova entrada na franquia, a Electronic Arts está a trabalhar na expansão de Battlefield 1. O DLC In the Name of the Tsar vai acrescentar o exército russo, seis novos mapas, 11 novas armas, novos veículos e ainda uma nova forma de progressão das personagens.

Durante o verão serão lançados dois mapas noturnos que vão servir como ‘entrada’ para a expansão que chega em setembro.

Need for Speed Payback

Este é mais um jogo que já tinha sido apresentado oficialmente antes da E3, mas a revelação de novas imagens colocam o novo Need for Speed claramente em destaque.

A Electronic Arts decidiu dar ao jogo uma maior vertente de aventura e de história, algo que tem vindo a explorar de forma consistente em jogo como FIFA e agora também em Madden NFL.

Já foi confirmado que o novo trabalho do estúdio Ghost Games vai suportar resoluções 4K nas novas consolas e no PC, e não vai haver uma versão para a Nintendo Switch. Need for Speed Payback tem o lançamento agendado para 2 de novembro.