O software da PS4 vai atualizar para a versão 3.5 e ao contrário de muitas outros updates que a consola recebe, sobretudo focados na estabilização do sistema, desta vez são várias as novidades a caminho.

Se a maior parte das novas funcionalidades são destinadas aos jogadores que gostam de jogar online, a atualização que recebeu o nome de código MUSASHI vai trazer uma nova possibilidade que agradará certamente a todos os utilizadores: vai ser possível jogar PlayStation 4 a partir de um computador Windows ou Mac.

Tendo por base a publicação oficial da PlayStation, estas são sete das 11 novidades que os jogadores vão poder ter nos seus sistemas de jogo já hoje, 6 de abril.

Remote Play para PC e Mac

A partir de agora será possível aceder à funcionalidade Remote Play da PlayStation 4 também a partir de um desktop ou portátil Windows ou Mac. A Sony Interactive Entertainment (SIE) explica que atualmente só as versões Windows 8.1, Windows 10, OS X 10.10 e OS X 10.11 suportam o streaming da consola.

Destaque para o facto de a PlayStation não suportar aquele que ainda é de longe o sistema operativo com mais utilizadores de todo o mundo: o Windows 7 tem quase 52% de quota de mercado.

Dependendo da largura de banda de Internet disponível os jogadores vão poder escolher que a transmissão seja feita nas resoluções 360p, 540p e 720p – aqui destaque claro para a ausência do 1080p, mais conhecido como Full HD. Ao nível do frame rate a PlayStation diz que o standard serão os 30 frames por segundo (fps), mas que os jogadores poderão também optar pelos 60fps.

Para jogar no computador será necessário ligar o comando DualShock 4 através do cabo USB ao equipamento e descarregar um software que pode ser encontrado neste link.

Sempre que um amigo entre online, seja notificado

Quarta-feira à noite, já acabaram os jogos da Liga dos Campões e não dá nada de jeito na televisão. Uma sessão de jogo online começa a mostrar-se como o serão mais interessante, mas nenhum dos seus amigos está ligado. Ainda.

Para não ter de estar sempre a aceder à lista de amigos para perceber quem está ou não online, o jogador pode agora ir até ao perfil de um amigo e pedir para ser notificado sempre que o mesmo fica disponível para jogar na Internet.

playstation4-amigos-online

Esteja online, mas esteja offline

A funcionalidade anterior podia trazer um problema: o jogador entrar na consola só para ver um pouco de Netflix, mas de repente parte da sua lista de amigos foi notificada sobre a sua chegada. Começam a ‘pingar’ convites para jogos online, mas o espírito não é bem esse.

Para precaver estas situações a PlayStation permite que o jogador vá até ao seu perfil e mude o seu estado para offline. Desta forma ninguém será notificado e o utilizador não será interrompido com notificações online podendo continuar a fazer binge watch de forma tranquila.

playstation4-aparecer-offline

Calendarização de jogatana com os amigos

‘Pedro, Paulo, Rafael e Tony: quinta-feira às 22 horas temos uma sessão de PES marcada, ok?’

Os que aceitarem este tipo de desafios entrarão automaticamente em modo ‘party’ assim que entrarem nas suas consolas no dia e após a hora agendada do evento. Na prática é a PlayStation a permitir a criação antecipada de sessões de jogo e a automatizar o processo de autenticação nessas sessões.

 

#TamoJunto

A atualização de sistema traz para a PlayStation 4 a funcionalidade Play Together. Isto permite que um jogador vá até à sua lista de amigos e veja o que cada um está a jogar. Se o desafio interessar, pode clicar diretamente no perfil do seu amigo e entrar nessa sessão de jogo.

PlayStation Online a partir dos 13 anos

Agora a Sony Interactive Entertainment vai permitir que jovens entre os 13 e os 17 anos possam criar uma conta PlayStation para jogar online. Mas há regras neste ‘jogo’. Até que os pais façam a aprovação e definam os sistemas de controlo parental, os jovens apenas podem continuar a jogar em modo offline.

PSN Status: Up/Down

A rede da PlayStation que permite aos utilizadores jogarem online é tem alguma má fama: de vez em quando a PlayStation Network está em baixo e deixa os jogadores fora do mundo online.

Com esta pequena ferramenta será possível ver se a PSN está a funcionar corretamente, se apresenta problemas ou se por ventura está mesmo offline.

Sem mais artigos