O evento de hoje no Summer Game Fest ficou marcado por aquele que é um dos primeiros momentos, se não o primeiro, de jogabilidade numa PlayStation 5. O anúncio pertenceu à Epic e ao seu Unreal Engine 5 [UE5] que ficará disponível em 2021

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Vamos começar pelo meio da entrevista onde o CEO da Epic Games disse que “os tempos de loading screens estão acabados”. Durante o trailer jogável tivemos a possibilidade de perceber como a luz, o som e o ambiente se vai comportar em jogos que usem o novo motor gráfico da Epic.

Uma das coisas que mais impressionou foi quando os responsáveis da Epic disseram que com o UE5 os developers conseguiram usar os mesmos assets, que as grandes produções de Hollywood usam,  como por exemplo as estátuas que conseguimos ver na demo abaixo. Isto não era possível até aqui sem fazer sclale down ao objeto,  devido ao nível de informação presente em cada uma destas estátuas, os atuais motores gráficos não são capazes  de lidar com tamanha quantidade de informação. Isto faz com que a nova geração de consolas consiga apresentar jogos com ambientes foto realistas, tal como conseguimos ver grandes produções cinematográficas.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mas palavras para quê? Vejam com os vossos próprios olhos as capacidades do Unreal Engine 5, o motor gráfico que ficará disponível em 2021 para ser usado, também, nas próximas gerações de consolas.

As duas principais tecnologias presentes no Unreal Engine 5

Nanite – A geometria virtual de micropolígonos virtualizada da Nanite faz com que os criadores possam ir ao maximo dos detalhes geometricos que os olhos podem ver. Aqui a arte terá qualidade de filme, com centenas de bilhões de polígonos, podendo ser importada diretamente para o Unreal Engine não existindo perda de qualidade.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Lumen – É a tecnologia que traz uma solução de iluminação completamente dinâmica que reage imediatamente a mudanças nas cenas e na luz. Com esta tecnologia os artistas e game designers conseguiram criar cenas mais dinâmicas como, por exemplo, o ângulo do sol tento em conta  a altura do dia, ou até mesmo a luz que entra através de um buraco no teto fará com que a luz refletida se adapte de acordo com o ângulo das fontes de luz.

Mais informação sobre o Unreal Engine 5

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

Sem mais artigos