O melhor treinador de pokémons é aquele que tiver mais criaturas capturadas, bem desenvolvidas e que também dão ‘show’ nos ginásios. Mas aquele para o qual todos vão olhar é o que tiver um Pokédex, o icónico equipamento eletrónico que faz um reconhecimento dos pokémons e mantém um registo das nossas aventuras. Neste momento esse jogador é norte-americano e dá pelo nome de NPoole.

Na prática fez o seu próprio Kanto Pokédex. Esta capa não é meramente decorativa, tem efeitos práticos: NPoole incluiu uma bateria extra de 2.600 mAh para não ficar com o telemóvel a ‘zeros’ quando está a jogar Pokémon GO.



Como vimos pela nossa própria experiência o jogo é bastante exigente ao nível de autonomia: em apenas uma hora e meia consumiu 50% da energia de uma bateria de 3.000 mAh do smartphone que usámos. Isto justifica-se pois o jogo usa constantemente GPS e internet móvel, além de ser aconselhável a luminosidade do ecrã próxima dos níveis máximos.

Como deu a conhecer o The Next Web, NPoole partilhou todo o processo de desenvolvimento do seu Pokédex pelo que os mais versados em eletrónica vão poder construir o seu próprio kit. A capa é construída com recurso a impressão 3D e sujeita a um banho de acetona para ficar mais polida. O norte-americano disponibilizou o modelo para o smartphone Samsung Galaxy S4, mas convidou a comunidade a fazer alterações no ficheiro de impressão por forma a que seja adaptado para outros modelos de smartphones.

O sistema energético implica além de uma bateria, um conversor energético que vai alimentar o smartphone através de uma entrada microUSB. É ainda necessário integrar um conversor que vai aumentar a capacidade da bateria para os 5 volts. Na descrição que faz do projeto ‘faça você mesmo’ existem links que redirecionam o leitor para uma loja onde pode comprar os diferentes componentes.

A capa foi impressa em plástico ABS da cor vermelha para uma maior parecença com o original da série de desenhos animados

De destacar que NPoole ainda incluiu iluminação LED na capa para conferir um maior realismo relativamente ao Kanto Pokédex e também acrescentou uma alusão à sua equipa, Team Valor.

O criativo explicou por fim que está a trabalhar numa nova versão do Pokédex para poder acrescentar-lhe um sistema de ventilação e mais uma bateria, por forma a assegurar um período de tempo de jogabilidade muito maior comparativamente a outros jogadores.

Sem mais artigos