A Niantic acaba de confirmar que o jogo Pokémon GO vai receber o seu primeiro evento oficial nos próximos dias. Parece também claro que esta será uma das ferramentas mais importantes para que a popularidade do jogo seja constante ao longo dos próximos meses.

Aqui a palavra evento é relativa a um período específico – 26 de outubro a 1 de novembro – no qual os jogadores vão ter acesso a condições especiais dentro do jogo. Neste caso haverá um maior número de aparições dos pokémon Gastly, Haunter, Gengar, Zubat, Golbat, Drowzee e Hypno.

A Niantic também diz que durante este período os jogadores vão conseguir obter mais rebuçados, um item essencial para conseguir evoluir as criaturas dentro do jogo.




Além do facto de este evento de Halloween ser especial por ser o primeiro, acaba por oferecer uma visão sobre aquilo que a Niantic pretende fazer para manter vivo o interesse no jogo.

Depois de uma clara fase de euforia, no qual Pokémon GO tornou-se na aplicação mais descarregada no Android e no iOS durante semanas, a aplicação vive agora uma fase de menor popularidade. No Android, por exemplo, já ‘só’ ocupa a 34ª posição e também já perdeu o lugar de aplicação mais rentável para Clash Royale.

Treinadores portugueses de Pokémon GO: quem são e como jogam?

De acordo com a empresa Apptopia, no final de agosto a base de utilizadores diários de Pokémon GO situava-se nos 30 milhões, quando em meados de julho rondava os 45 milhões.

Não é um fenómeno exclusivo deste jogo, é antes um comportamento natural no muito concorrido mercado das aplicações móveis: por maior que seja o sucesso de uma aplicação, vai sempre acabar por sofrer uma quebra no número de utilizadores nos meses seguintes. No caso de Pokémon GO o jogo pode ter sentido quebras mais fortes pois também acabou por atrair um maior número de jogadores de todas as faixas etárias.

Este evento de Halloween mostra melhor como pode ser gerida a questão dos ‘eventos’ dentro do jogo Pokémon GO. Desde o primeiro dia que a Niantic deu a entender que alguns pokémon, como o mítico MewTwo, seriam disponibilizados em eventos especiais.

Pokémon GO: Jogadores portugueses partilham as suas histórias mais marcantes

A Niantic testa assim pela primeira vez o seu conceito de evento, sendo que desta vez está apenas associado a uma época do ano. No futuro alguns eventos também podem estar associados a localizações específicas, visto que Pokémon GO acaba por ser um jogo de geolocalização.

A criação de vários eventos poderá não só ajudar a manter a base de jogadores ativos ‘saciada’, como poderá fazer despertar o interesse de jogadores que já abandonaram o título.

Sem mais artigos