Estamos a partir do princípio que se está a ler este artigo é porque já decidiu que vai comprar o novo jogo da série Pokémon ou está fortemente inclinado a fazê-lo. Se a compra do jogo em si pode ser uma decisão relativamente simples de tomar, já qual a versão do jogo que vai levar para casa pode ser uma resposta mais difícil de conseguir.

Há anos que é assim. Pokémon Red e Blue [1996], Pokémon Gold e Silver [1999], Pokémon Ruby e Sapphire [2002], Pokémon FireRed e LeafGreen [2004], Pokémon Diamond e Pearl [2006], Pokémon HeartGold e SoulSilver [2009], Pokémon Black e White [2010], Pokémon X e Y [2012], Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire [2014]. E agora, em 2016, Pokémon Sun e Moon.




Desta vez a aventura leva os jogadores para a região de Alola, inspirada no Hawaii da vida real. Existe uma organização criminosa, chamada Team Skull, que o jogador ajudará a deter, enquanto tenta ser o melhor treinador de pokémon.

Uma nova região significa novas criaturas para capturar, criar e evoluir, há também novos golpes de combate, novas criaturas raras chamadas de Ultra Beasts e um vasto conjunto de outras estreias na franquia. Não queremos entrar em grande detalhe para não haver spoilers.

Os jogos Pokémon Sun e Moon já estão disponíveis em todo o mundo, exceto no mercado europeu. A estreia acontece na quarta-feira, 23 de novembro.

Restam-lhe ainda algumas horas para decidir – caso ainda não o tenha feito – qual a versão do jogo que vai comprar. Pokémon Sun e Moon são jogos maioritariamente iguais, sem variações significativas no enredo de jogo. Há elementos distintos em cada versão, pelo que valerá a pena conhecê-los para tomar a decisão mais consciente.

Solgaleo e Lunala

Esta é a primeira grande diferença entre os jogos e é aquela que dá origem a duas diferentes versões. Solgaleo é o pokémon lendário que existe em Pokémon Sun. Lunala é o pokémon lendário que existe em Pokémon Moon.

Pokémon Sun e Moon

Solgaleo à esquerda, Lunala à direita. #Crédito: The Pokémon Company

Cada uma destas criaturas apenas existe na sua versão do jogo e não pode ser capturada na outra versão. E cada um deles tem as suas próprias características.

Solgaleo é uma criatura do tipo metal/psíquico, enquanto Lunala pertence ao tipo psíquico/fantasma. Ambos têm por isso forças e fraquezas diferentes, assim como ataques especiais distintos: Sunsteel Strike e Full Metal Body para Solgaleo; Moongeist Beam e Shadow Shield para Lunala.

A preferência por uma destas duas criaturas será o grande motivo de decisão relativamente a que versão comprar. Mas talvez outros elementos possam pesar na sua decisão.

Pokémon específicos de cada jogo

Existem dezenas de novas espécies de pokémon e respetivas evoluções para conhecer em ambos os jogos. Mas existem criaturas que são específicas para a versão Sun e outras para a versão Moon.

O utilizador que dá pelo nome de Vishwa na plataforma Twitter publicou uma imagem que resume quais as criaturas que são específicas para cada jogo.

Ou seja, ainda que o pokémon lendário seja importante, vale a pena considerar que existe um número significativo de pokémon que só existem numa determinada versão. Por exemplo, as novas versões da Vulpix e da Ninetails só existem em Pokémon Sun, enquanto as novas versões do Sandshrew e do Sandslash só existem em Pokémon Moon.

Diferença horária

Esta é uma mecânica de jogo muito interessante relacionada com cada versão e que pode definitivamente pesar na hora de escolher a versão a comprar.

No jogo Pokémon Sun o horário do jogo está em linha com o horário real, isto é, se o utilizador estiver a jogar durante o dia, então a aventura em Alola também vai passar-se durante o dia. Se estiver a jogar à noite, então a aventura no jogo desenrola-se de noite.

Já em Pokémon Moon é ao contrário. O jogo tem uma diferença de 12 horas relativamente ao horário real. Se estiver a jogar de dia, então significa que no jogo é de noite. Se estiver a jogar de noite, então no jogo será dia.

Deve por isso perceber em que horário terá maior disponibilidade e que ambiente de jogo prefere encontrar: um mais iluminado e colorido ou um mais escuro e sombrio.

Diferenças também nos Pokémon Totem

Em Pokémon Sun e Moon não há as típicas batalhas de ginásio pelos crachás, havendo antes desafios da ilha de Alola. Nestes desafios os utilizadores podem ter de batalhar contra pokémon diferentes mediante a escolha do jogo que fizeram.

Nesta questão pedimos ajuda ao nosso especialista em videojogos, Telmo Couto, para que nos desse uma ajuda a perceber estas diferenças.

“Os Totem Pokémon são uns pokémon especiais que aparecem no final dos desafios da ilha (a substituição dos ginásios). São extra fortes e podem chamar aliados para o combate. Nas duas versões surgem totems diferentes em alguns dos desafios”, explicou Telmo Couto.

Alterações pouco significativas no enredo

A existência de vários elementos diferentes entre as versões Sun e Moon fazem com que o enredo do jogo precise de ajustar-se, muito, muito pouco, a esses elementos. As alterações serão sobretudo relacionadas com eventos específicos. Por exemplo, haverá um outro pokémon raro que para ser capturado vai obrigar os jogadores a passarem por uma porta de dia ou de noite, dependendo da versão do jogo que tiverem.

Sabendo que o desenrolar da história é igual em ambos os jogos, quase seria justo dizer que independentemente da versão que escolher, estará a garantir a mesma experiência de jogo.

Os dois elementos que podem pesar na decisão é a sua preferência pessoal relativamente aos tipos e aspetos das criaturas exclusivas de cada versão, e o facto de a versão Moon ter uma diferença de 12 horas nos ciclos de jogo.

Recorda-se que a Nintendo disponibilizou na eShop da Nintendo 3DS uma versão de demonstração dos jogos Pokémon Sun e Moon.

Sem mais artigos