Em 2015 Portugal teve uma boa prestação nos prémios World Summit Award Mobile: a Tekever foi vencedora na categoria de aplicações móveis orientadas para o negócio e comércio eletrónico, enquanto a ColorAdd conseguiu figurar entre as cinco melhores na categoria de inclusão. Para a edição de 2017 já estão selecionadas oito aplicações portuguesas como o sistema de pagamentos MB Way ou a aplicação Paxvoice, que funciona um pouco como uma rede social de barómetros para diferentes questões que afetam a sociedade. É o reconhecimento de que em Portugal tem sido feito um bom trabalho no desenvolvimento de novas aplicações e novas ferramentas a pensar no mundo mobile. Vamos ficando atentos ao desenrolar dos prémios WSA e quem sabe se não voltamos a trazer o ‘caneco’ para casa.

Boa quarta-feira.

Já estão escolhidas as aplicações que vão representar Portugal nos prémios WSA: A iniciativa promovida pela Organização para as Nações Unidas (ONU) vai distinguir novamente as melhoras aplicações em diferentes áreas. MB Way, Digital Key, MyCUF, Zarco, Biolab, EDP Re:dy, Mobi Cascais e Paxvoice são as apps selecionadas para representar Portugal nesta iniciativa.
Fonte: Diário Económico



Piratas informáticos conseguem ‘quebrar’ segurança da Telegram: É uma das mais conhecidas aplicações de troca de mensagens com um forte pendor de segurança e encriptação. É até o sistema usado por Edward Snowden para comunicar com algumas pessoas. Mas aparentemente não é 100% à prova de crackers. Um grupo de piratas informáticos conseguiu contas de mais de uma dezena de utilizadores e identificou o número de telemóvel de outros 15 milhões. A falha estará no sistema de autenticação por SMS.
Fonte: Reuters

Google AMP vai ser alargado a todas as pesquisas feitas em ambiente mobile: A iniciativa AMP da Google cria artigos de carregamento super-rápido, mas até aqui só era aplicada a notícias de meios de comunicação. Agora a tecnológica norte-americana decidiu que quer aplicar a mesma tecnologia aos resultados das pesquisas feitas através de telemóvel, ajudando a acelerar a entrega de resultados.
Fonte: The Verge

Microsoft Hololens também à venda para clientes empresariais: Até aqui os óculos de realidade aumentada só podiam ser adquiridos por programadores, mas os empresários norte-americanos e canadianos interessados também já podem adquirir o equipamento. O preço continua a ser o mesmo – 3.000 dólares -, mas pelo menos já não existe a barreira de ter de passar por uma fase de seleção. O objetivo da Microsoft deverá passar pela recolha dos primeiros dados de utilização.
Fonte: Microsoft [Blogue]

Twitter vai ter 262 emojis específicos para os Jogos Olímpicos: A rede de microblogues será uma das plataformas preferenciais para acompanhar a par e passo o desenrolar das olimpíadas do Rio de Janeiro. Para tornar a experiência mais amigável e divertida o Twitter preparou dezenas de emojis que vão surgir mediante o uso das hashtags corretas. A maior parte são bandeiras – um pouco como já aconteceu com o EURO 2016 -, mas também haverá emojis relativos às modalidades.
Fonte: The Next Web