UZriWx8T0jQ

Não há nada como ter os ficheiros em serviços de armazenamento cloud. Estão sempre disponíveis desde que haja uma ligação à Internet e se por acaso estivermos numa situação em que sabemos que vamos ficar offline, também é possível descarregar os documentos, músicas ou vídeos para os termos acessíveis no telemóvel, computador ou tablet.

A questão é que os armazenamentos na nuvem são por vezes limitados no espaço gratuito que disponibilizam e se tentamos conjugar várias clouds depois torna-se difícil gerir os documentos entre elas. É necessário ter várias aplicações instaladas, é necessário saltar de app em app para procurar alguns documentos e é difícil fazer com que comuniquem entre si.



Na semana passada enquanto preparava a entrevista ao diretor executivo da TOPDOX, Nelson Pereira, experimentei a versão para Windows 10 do serviço da empresa. E ainda que este não seja o objetivo principal da aplicação – pode saber mais sobre isso AQUI -, a verdade é que o TOPDOX permite combinar diferentes clouds como poucos serviços o fazem.

A ferramenta suporta os serviços Box, Google Drive, OneDrive e Dropbox, quatro dos mais conhecidos e utilizados. Com a ajuda do TOPDOX pode criar um disco de armazenamento na cloud. Se ainda não está inscrito em qualquer um das nuvens referidas e se o fizer agora poderá criar um disco combinado de 35GB. Se aproveitar algumas ofertas, convidar amigos ou comprar um smartphone novo por exemplo – o Google Drive oferece 100GB durante dois anos – então poderá ter um disco rígido muito maior e mais duradouro sempre disponível na Internet.

Para conseguir criar o seu próprio disco de 35GB na nuvem estes são os passos que deve seguir:

1. Criar conta nos serviços de armazenamento

Em primeiro lugar será necessário criar conta nos quatro serviços já referidos. Pode fazê-lo nos seguintes links:

Box [10GB gratuitos]
Google Drive [15GB gratuitos]
OneDrive [5GB gratuitos]
Dropbox [2GB gratuitos]

2. Descarregar o TOPDOX

A aplicação portuguesa está disponível para Android, iOS, Windows e Mac OS. Não é a única que existe do género: ES File Explorer e Zero PC são duas alternativas. Mas como é portuguesa, tem um interface simples, permite pesquisa em todas as clouds ao mesmo tempo e tem ainda funcionalidade de upload de ficheiros, a TOPDOX é a nossa recomendação.

Depois de fazer o download aproveite também para fazer de imediato o registo na aplicação TOPDOX.

3. Iniciar integração

Depois de feito o registo em todos os serviços só precisa de abrir a aplicação TOPDOX e começar a integrar os registos que fez na Box, Google Drive, OneDrive e Dropbox.

4. Já está. Simples certo?

A partir de agora só precisa de começar a mover ficheiros para as diferentes clouds onde está registado e gerir tudo a partir de um único local. Por uma questão de melhor gestão pode tentar dividir as diferentes clouds por conteúdos: usar a Drive para vídeos pois é a que oferece mais espaço; usar a Box para música; usar o OneDrive para imagens e a Dropbox para documentos.

Se em algum momento não quiser mais ter uma das nuvens associada à aplicação TOPDOX basta selecionar o serviço que quer apagar, clicar no botão direito do rato e escolher ‘Desligar Conta’. Também é assim tão simples.



Sem mais artigos