A cibercriminalidade é um negócio. E tal como acontece nas empresas de negócios mais convencionais, existe uma grande rivalidade entre alguns grupos. E também tal como acontece nas empresas com negócios mais competitivos, por vezes desce-se de nível ético – e mesmo legal – para ganhar uma vantagem competitiva sobre o rival. Estamos em 2016 e chegamos a um ponto em que os piratas informáticos de ransomware estão a sabotar os esquemas concorrentes. O ransomware é uma das mais populares e eficazes formas de ciberataque na atualidade pelo que a guerra entre o grupo Chimera e Petya and Mischa poderá ser o primeiro de vários casos que vão surgir ao longo do ano.

Bom domingo.

Xbox One já está a receber atualização de ‘verão’: A consola da Microsoft já está a receber uma atualização de software significativa e que traz várias novidades. Uma delas passa pela possibilidade de ouvir música em plano de fundo enquanto está a jogar. Outra é o facto de a loja do Windows estar agora disponível para a consola permitindo instalar algumas aplicações na Xbox One. A Cortana também vai finalmente chegar ao sistema de jogo, mas para já está limitada aos EUA e ao Reino Unido.
Fonte: The Verge



Waze vai ter sistema de alerta contra esquecimento de crianças: São conhecidos vários casos de crianças que morreram por terem ficado fechadas dentro de carros. Agora a aplicação de auxílio na condução Waze vai ter uma funcionalidade que vai lembrar os condutores para não deixarem os mais novos nos veículos. O alerta será mostrado quando o utilizador chegar ao seu destino na viagem.
Fonte: Geektime

ESA vai enviar ‘cápsula do tempo’ para a Estrela Polar: Também conhecida como Polaris, a estrela está a 434 anos-luz de distância do planeta Terra. Quer isto dizer que a mensagem vai demorar centenas de anos até chegar ao seu destino. A iniciativa está a ser promovida pela Agência Espacial Europeia e vai reunir mensagens de pessoas de todo o mundo para incluir nesta ‘cápsula do tempo’ espacial.
Fonte: Engadget / A Simple Response

Criadores de ransomware em guerra: Infetar o computador de uma pessoa com um vírus que ‘sequestra’ o disco rígido é um método cada vez mais popular entre piratas informáticos. Esta semana foram reveladas 3.500 cifras do ransomware Chimera e alegadamente esta revelação foi feita por um grupo cracker rival, Petya and Mischa.
Fonte: Motherboard

Niantic alegadamente bloqueia serviços de localização de pokémon: Já existem vários serviços online e aplicações que permitem aos utilizadores saberem onde vão estar os pokémon e durante quanto tempo. Agora o estúdio responsável pelo sucesso Pokémon GO já estará a agir contra estes projetos, bloqueando-lhes o acesso à informação. A Niantic não confirmou oficialmente estar por trás deste ‘fechar de portas’, mas o seu diretor executivo, John Hanke, já tinha dados indicações que apontam nesse sentido.
Fonte: Forbes