Desde o início da luta contra a COVID-19 que a marca de produtos para videojogos – Razer – tem vindo a adotar medidas de apoio a uma luta que é de todos. Doação de máscaras cirúrgicas aos profissionais de saúde e a conversão das suas linhas de fabrico para a produção de máscaras… mas agora a Razer quer dar o próximo passo, e fá-lo com o Projeto Hazel, ao apresentar a “máscara inteligente” que dá ênfase à higiene e proteção, mas também às questões ambientais associadas às máscaras descartáveis.

O conceito de máscara é “inovador já que oferece proteção respiratória de nível médico N95, ventilação ativa removível e recarregável e Smart Pods que regulam o fluxo de ar para respirabilidade ótima. Os Smart Pods de alta eficiência com filtros bacterianos (BFE) filtram pelo menos 95% das partículas transportadas pelo ar e apresentam alta resistência a fluidos“, diz a marca.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mas as máscaras acabam por fazer com que deixemos de lado um importante fator das interações sociais, as expressões faciais. Para combater isto a Razer explica que “o Projeto Hazel tem um design transparente para que as pessoas consigam identificar expressões faciais, como sorrisos ou gargalhadas, e permite que os deficientes auditivos leiam os lábios do interlocutor.”. A marca explica ainda que a máscara contará com luzes internas que são “ativadas automaticamente no escuro, permitindo que os utilizadores se expressem de maneira clara, independentemente das condições de iluminação.”

Mas as inovações não ficam por aqui, as máscaras também tendem a abafar a voz por isso a Razer apresenta a sua nova tecnolofia, a Razer VoiceAmp (pendente de patente) que “utiliza um microfone e um amplificador embutidos para melhorar a perceção do discurso para uma comunicação clara, mantendo sempre o utilizador seguro em interações sociais“.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A Razer explica ainda que “para reduzir o desperdício criado pelas máscaras descartáveis, a máscara inteligente Projeto Hazel utiliza ventiladores em disco substituíveis e recarregáveis que podem ser convenientemente higienizados de bactérias e vírus, ao serem colocados dentro da caixa de carregamento rápido sem fios que oferece também desinfeção por luz UV“. E que “os indicadores luminosos mostram os níveis de carga e a elevada autonomia permite que a máscara seja utilizada em segurança durante todo o dia. A máscara é à prova de água e resistente a arranhões e é também sustentável – construída em plástico reciclável para minimizar desperdício em comparação com as máscaras descartáveis“.

Para descobrirem mais sobre o conceito de máscara inteligente agora apresento pela Razer na CES 2021 podem visitar a página criada para o projeto.

This slideshow requires JavaScript.

patreon

Sem mais artigos