8zZP_mCUCZ4

Não experimentámos todos os teclados do mercado, mas desconfiamos que o BlackWidow X Chroma seja um dos melhores. Tem as principais características que um jogador pode procurar nestes periféricos: construção robusta, forte feedback das teclas, teclas mecânicas, atalhos costumizáveis e retroiluminação também costumizável. Tudo por 189,99 euros.

Sim, a questão do preço é sempre questionável sobretudo para quem procura fazer um primeiro investimento sério no segmento dos teclados. Mas ao comprar um teclado como o BlackWidow X Chroma – ou outro do mesmo segmento de preço e de marcas como Corsair ou Steelseries – estará possivelmente a comprar um teclado para a vida.



Este um teclado de sensações: com o tato sente o metal com o qual é construída toda a sua estrutura e sente também a firmeza das teclas; a visão é estimulada pela retroiluminação RGB que pode ter até 16 milhões de cores através do software Razer Sinapse; a audição não fica de fora pois as teclas do BlackWidow X Chroma produzem bastante barulho, o que pode ser incómodo em sessões de jogo até às tantas da madrugada.

Apesar de haver uma distância considerável entre as teclas e o seu ‘gatilho’, as teclas do Razer BlackWidow X Chroma são rápidas na execução e não será por culpa deste periférico que vai perder velocidade de movimentação ou troca de armas durante os jogos.

Justamente devido a esta distância de ativação o teclado até estimula uma utilização enérgica nos utilizadores, algo que pode ser aproveitado em jogos mais emocionantes como os multiplayers online. Depois o som considerável produzido pelas teclas ajuda a criar o resto do cenário.

A Razer estima que o seu sistema mecânico proprietário para as teclas tenha uma esperança de vida de 80 milhões de batidas

Na componente visual este teclado é um festim e destaca-se, além do software proprietário costumizável, a possível incorporação de perfis específicos para jogos que a comunidade vai desenvolvendo. Sabendo que a Razer tem uma grande comunidade de gamers, à medida que novos títulos vão chegando pode esperar novos perfis de retroiluminação.

É um teclado de aspeto minimalista e com o número de teclas reduzido ao máximo – algo que pode não agradar a alguns jogadores. Mas existe um bom espaçamento entre as teclas e a forma como todo o teclado está distribuído também ajuda a uma boa experiência de utilização.

Para os 190 euros pedidos pela marca há características que seriam bem-vindas como a existência de pelo menos uma porta USB pass-through e também de definições macro, que permitem ao jogador definir segmentos de texto mediante a ativação de algumas teclas – seria importante para comunicação em jogos online, por exemplo.

No final tudo se resumirá à questão dos pormenores e do seu perfil de jogo. Porque no geral o Razer BlackWidow X Chroma é de grande qualidade e há poucas críticas a apontar. O preço pode ser apontado como um desses pontos fracos, mas aí também dependerá do seu perfil de investimento: se procura a melhor relação-qualidade preço até ao cêntimo ou se é dos que gosta de investir a longo prazo e sabe que vai retirar todo o proveito desse investimento.

Razer BlackWidow X Chroma
Construção sólidaRetroiluminação personalizávelResposta das teclas
Não suporta macrosNão tem portas USBNão tem entrada de áudio
7.8Em 10
Design e construção9
Ergonomia8
Desempenho9
Teclas de funções / Conectividade5
Votação do Leitor 0 Votos
0.0