O Open Source Virtual Reality (OSVR) é um consórcio de empresas e entidades que estão a tentar criar uma alternativa de hardware de realidade virtual em código aberto, com a expectativa de criação de um standard que a indústria possa seguir. Durante a E3 2016 a Razer revelou o OSVR Hacker Kit 2, a segunda versão do kit de desenvolvimento do equipamento destinado para programadores.

Relativamente à primeira versão os novos OSVR foram melhorados em termos de especificações técnicas, sobretudo na qualidade dos ecrãs: agora apresenta-se com dois painéis OLED com uma resolução combinada de 2.160 x 1.200 píxeis [1.080 x 1.200p por cada olho]. Este valor coloca o equipamento da Razer em linha com os Oculus Rift e com os HTC Vive.

Os Razer OSVR não têm alguns elementos da concorrência como auscultadores ou microfone integrado, mas vai ser muito mais competitivo no preço: a nova versão do kit de desenvolvimento vai custar 399 dólares, o equivalente a 360 euros. A primeira versão dos OSVR vai continuar disponível, mas por um preço de 299 dólares, cerca de 270 euros.

Os OSVR Hacker Kit 2 vão começar a ser enviados aos programadores ainda durante o mês de julho. A reserva pode ser feita no site oficial.

A organização que gere este ecossistema open source anunciou ainda um fundo de investimento de cinco milhões de dólares para estimular a comunidades de programadores a desenvolverem jogos e experiências imersivas para o formato que está a ser desenvolvido em torno dos OSVR.