Num movimento de marketing e ainda antes da chegada dos PlayStation VR a Portugal, a Sony Interactive Entertainment fez uma parceria com o estilista português Nuno Gama para que inspirasse a sua nova coleção no dispositivo de realidade virtual.

O desafio foi aceite e agora a PlayStation partilha o vídeo do making of desta sua campanha. Mesmo sendo um ato promocional, é um projeto que ganha destaque pelas possibilidades que estes equipamentos abrem em diferentes segmentos, incluindo o da moda.



“A tecnologia entra na coleção primeiro porque hoje em dia somos um mundo tecnológico, é óbvio, já não há volta a dar. E segundo porque eu acho que a tecnologia às vezes a tecnologia ajuda-nos a fazer a décalage de ‘agora vamos entrar noutra realidade, agora vamos levantar os pés do chão e vamos entrar num mundo virtual‘”, diz o estilista português no vídeo.

Aqui no FUTURE BEHIND dissemos que os PlayStation VR  têm um “aspeto futurista” devido à estética do equipamento que é claramente diferenciada pelos sensores luminosos em torno do dispositivo.

Mas as potencialidades da realidade virtual e da moda ainda estão no início. Esta semana foi publicado um artigo no The Verge no qual é abordado o enorme potencial que o mundo da moda pode ter dentro do segmento VR.

Visto que é um mundo sem limites – virtualmente tudo pode ser criado -, então a realidade virtual pode assumir-se como um novo patamar de expressão para o mundo da moda e para algumas pessoas, defendeu Eliza Brooke, da publicação Racked.

Mesmo para as próprias marcas pode ser um novo local promocional. Permitir que os utilizadores vejam os seus avatares com determinadas roupas pode dar-lhes um maior sentido de realidade mesmo antes de experimentarem as peças. A realidade aumentada certamente também terá uma palavra a dizer neste segmento.

O segmento da alta tecnologia há já algum tempo que tem sido explorado por designers e estilistas: a impressão 3D é neste momento uma das técnicas que tem estado em destaque, mas também outros gadgets, como os Google Glass, já deram o seu contributo para a interseção da tecnologia e da moda. Uma das mais recentes afirmações deste cruzamento são os Snapchat Spectacles.