Portugal pode não ser o país que tem das maiores tradições com os temas do espaço, mas isso é algo que tem vindo a alterar-se de forma significativa ao longo dos últimos anos. Em primeiro lugar graças a empresas, como a Critical Software ou a ISQ, que têm colocado uma ‘bandeira’ portuguesa em algumas missões espaciais importantes. Depois a criação de uma incubadora de jovens empresas por parte da Agência Espacial Europeia (ESA) em Portugal também tem ajudado a criar núcleos de investigação mais fortes e também uma maior ligação ao tema. Hoje, 29 de agosto, será dado mais um passo na afirmação portuguesa: será assinado um acordo que trará para os Açores uma antena de rastreamento de satélites e outras missões organizadas pela ESA.

Boa segunda-feira.

Agência Espacial Europeia vai instalar nova antena nos Açores: A ilha de Santa Maria é o local escolhido para a instalação de uma nova antena por parte da ESA. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, vai hoje assinar em Paris o acordo com a agência espacial tendo em vista a instalação da nova antena. O equipamento terá 15 metros e vai juntar-se a uma outra antena já instalada, mas mais pequena. O projeto insere-se na expansão do Azores International Research Center (AIR Center).
Fonte: TSF



Desenvolvimento da Siri atrasou lançamento da Apple TV: A mais recente versão da Apple TV esteve vários anos em desenvolvimento e agora a Apple explicou porquê. A marca da maçã não queria trazer para o mercado uma nova versão da sua set-top box enquanto a assistente digital Siri não estivesse num estado avançado de interatividade. A Apple preferiu tornar a Siri mais robusta e só depois lançar o gadget.
Fonte: The Next Web / Backchannel

Yandex também está a desenvolver sistema de condução autónoma: O maior motor de busca da Rússia está a trabalhar com o governo local e com a Daimler no desenvolvimento de um mini-autocarro autónomo. Será capaz de transportar 12 pessoas em simultâneo e terá uma autonomia próxima dos 200 quilómetros. Ainda não há data para a concretização do projeto, mas sabe-se que toda a componente digital do veículo será assegurada pela Yandex.
Fonte: Fortune

Terminou experiência da NASA que ‘isolou’ seis humanos durante um ano: Se um dia queremos chegar a Marte então é preciso saber se os seres humanos têm as capacidades físicas, psicológicas e emocionais para aguentar um longo período longe da vida tal como a conhecemos. A experiência HI-SEAS, que isolou seis pessoas durante um ano, já terminou e com bons indicadores: a equipa manteve a sua performance e também capacidades sociais em níveis que podem tornar possível uma visita a Marte.
Fonte: Engadget



Philips reforça o seu ecossistema de iluminação inteligente: A Philips revelou hoje um sensor de movimento que pode ser emparelhado com as suas lâmpadas inteligentes da linha Hue. O sensor consegue reconhecer a aproximação de alguém até cinco metros e o utilizador pode ligá-lo ao sistema de iluminação de duas divisões diferentes. O objetivo é que a pessoa possa andar na casa com maior à vontade, sobretudo à noite, que a iluminação vai acompanhar sempre os seus movimentos.
Fonte: Ars Techcnica

Microsoft revela no Instagram aquele que pode ser o Surface Book 2: A Microsoft usou a sua conta na rede social para revelar a imagem de um equipamento – tablet ou portátil – que ainda não é conhecido. As primeiras análises apontam para a possibilidade de ser o sucessor do portátil Surface Book. A imagem dá destaque à articulação principal do equipamento, justamente um dos pontos do Surface Book que recebeu maiores críticas por não colocar o ecrã em linha com o teclado. Este ‘teaser’ pode indicar que a Microsoft estará pronta para revelar novidades em breve.
Fonte: The Verge