É o grande tema tecnológico do momento: um dos mais violentos ataques informáticos de sempre já afetou mais de 200 mil pessoas em 150 países. O ataque também fez vítimas em Portugal, mas pode não ficar por aí. Na sexta-feira da semana passada, fruto da visita do Papa Francisco a Portugal, a Administração Pública não trabalhou. Há por isso receio de que o regresso ao trabalho nesta segunda-feira possa trazer novos computadores infetados pelo ransomware WannaCry. O Centro Nacional de Cibersegurança emitiu um alerta neste sentido

 

CNCS faz alerta à Administração Pública: O Centro Nacional de Cibersegurança emitiu um alerta durante o fim de semana no qual pede aos funcionários da Administração Pública para terem especial cuidado com emails de origem desconhecida. O responsável do centro, Pedro Veiga, considera que a tolerância de ponto concedida na sexta-feira terá ajudado para que os organismos do Estado não tenham sido afetados pelo mega-ataque informático registado a nível mundial.
Fonte: Diário de Notícias




Depois de hoje Alan Wake vai ser removido das lojas digitais: O jogo da Remedy Entertainment vai desaparecer das lojas digitais dentro de oito horas. Isto acontece pois esta é a data limite para as licenças musicais do jogo, que não foram renovadas. Assim sendo, Alan Wake não pode continuar a ser vendido. Para ajudar a ‘escoar’ o título, a Remedy Entertainment colocou o jogo com descontos de 90%.
Fonte: The Next Web | Steam

Netflix agora não pode ser descarregada em smartphones Android com root: A nova versão da aplicação da Netflix trouxe uma ‘surpresa’ para os utilizadores que têm root aplicado aos seus dispositivos. A versão oficial da aplicação disponível no Google Play agora não pode ser descarregada por smartphones e tablets com root. A informação foi confirmada pela Netflix que diz que esta é uma medida para combater a pirataria de conteúdos. Apesar do bloqueio na loja, a aplicação ainda pode ser instalada através de .apk e caso já esteja no equipamento vai continuar a funcionar – pelo menos por agora.
Fonte: Android Police

Lyft e Waymo estão a trabalhar em tecnologias para carros autónomos: As duas empresas confirmaram a assinatura de um acordo para que os carros autónomos possam chegar aos consumidores o mais rápido possível. Ainda não é certo de que forma este acordo vai materializar-se, mas é expectável que as duas empresas iniciem projetos pilotos relacionados com esta tendência tecnológica. A Waymo aproxima-se assim daquela que é uma das grandes rivais da Uber, justamente uma empresa que a subsidiária da Alphabet está a processar.
Fonte: The New York Times

Nintendo poderá lançar jogo de The Legend of Zelda para smartphones: Depois de ter trazido uma das suas maiores figuras para os dispositivos móveis – Super Mario -, a Nintendo parece disposta a arriscar com outra das suas grandes franquias, The Legend of Zelda. As primeiras informações partilhadas dizem que o jogo de Link e companhia para smartphones pode chegar na segunda metade do ano, depois do lançamento do jogo de Animal Crossing. Esta poderia ser uma tentativa da Nintendo aproveitar o bom momento que a franquia Zelda está a conhecer, depois da excelente receção de Breath of the Wild.
Fonte: The Wall Street Journal