Hoje acontece o conselho ministerial da Agência Espacial Europeia (ESA), o encontro que reúne os ministros dos países que são parceiros da organização. Portugal quer ter um papel mais ativo no grupo e por isso vai comprometer-se a aumentar as verbas disponibilizadas de 55,5 milhões de euros para 86 milhões de euros nos próximos seis anos, noticia a TSF. Mas a grande novidade vem mesmo da intenção de Portugal criar a sua própria agência espacial. Sim, em 2017 pode existir a Agência Espacial Portuguesa [nome não oficial]. O país tem nos últimos anos contribuído de forma crítica para algumas missões de exploração espacial e recentemente foi até criada uma incubadora de startups dedicadas a tecnologias espaciais. A agência espacial representará um projeto ambicioso para Portugal e deverá centrar-se em programas de observação atlântica e de lançadores de novos satélites.

Bom feriado.

Portugal vai ter agência espacial em 2017: O ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, revelou a intenção de criar uma agência espacial portuguesa já em 2017. “Estamos a preparar, com as empresas, naturalmente, a criação de uma agência espacial”, referiu o elemento do Governo. Portugal propõe-se ainda a aumentar a contribuição financeira para a Agência Espacial Europeia (ESA na sigla em inglês) nos próximos seis anos.
Fonte: TSF

RTP 3 e RTP Memória já disponíveis na TDT: Hoje, 1 de dezembro, é um novo dia para a televisão digital terrestre em Portugal. Os dois canais da estação pública de televisão passam a ser transmitidos também em sinal aberto, reforçando assim a grelha de conteúdos da TDT. Recorda-se que é objetivo do Governo trazer mais dois canais para a TDT, com o concurso público a avançar no próximo ano.

Lenovo estará a preparar um módulo Tango para o Moto Z: A tecnológica chinesa é a única empresa no mundo que tem no mercado um dispositivo com a tecnologia Google Tango, que dá aos dispositivos móveis melhores capacidades de realidade aumentada. Agora a Lenovo tenciona aumentar o seu portfólio e sem ter de desenvolver um novo telemóvel. Ao que tudo indica irá criar uma capa modular para o Moto Z que dará ao dispositivo sensores de imagem melhorados.
Fonte: PC Mag

Fitbit próxima de comprar a Pebble: A fabricante de pulseiras fitness inteligentes estará perto de fechar negócio com a empresa de relógios inteligentes. De acordo com as informações apuradas, a Pebble já está há algum tempo à procura de comprador, estando a empresa a passar por um período de maiores dificuldades financeiras. Ainda não é conhecido o valor do hipotético negócio, mas as fontes ouvidas dizem que será por uma quantia “pequena”.
Fonte: The Information

Malware Gooligan infeta 13 mil novos smartphones Android todos os dias: Apesar de antigo, este software malicioso continua a fazer estragos no sistema operativo móvel da Google, descobriu a empresa Check Point. Quando instala uma aplicação com o Gooligan, o malware instala outras apps no smartphone do utilizador para gerar melhores classificações na App Store e assim ganhar mais dinheiro. A Google corrigiu o problema na versão Android 6.0, mas a verdade é que continuam a existir milhões de equipamentos com versões anteriores e que por isso estão vulneráveis à falha.
Fonte: The Verge