Movimento 37 protagonizado pelo AlphaGo vai ser lembrado no futuro como um dos marcos mais importantes no desenvolvimento da inteligência artificial. A ferramenta da Google fez um movimento criativo perante um dos melhores jogadores daquele que é um dos jogos mais complexos do mundo, o Go. Agora o AlphaGo terá novamente de apresentar-se na sua melhor forma para defrontar Ke Jie, o melhor jogador de Go da atualidade. Os dois já se defrontaram em encontros não oficiais e com vitórias para o AlphaGo, o que faz pender a balança do favoritismo para o lado da inteligência artificial. Além deste duelo de grande perfil, o sistema da Google vai ainda participar noutras modalidades de jogo: numa delas, vários jogadores de Go vão colaborar entre si em partidas que terão o AlphaGo como ‘rival’; noutra modalidade, os humanos vão fazer equipa com o AlphaGo e vão defrontar-se entre si.

Boa segunda-feira.

Projeto de crowdfunding recria jogo Pong como uma mesa de arcada: É reconhecido como um dos primeiros videojogos de sempre e marcou o início de uma nova geração de entretenimento. Agora o mítico Pong está a ser recriado de forma analógica, através de uma mesa de arcada. O projeto já angariou 260 mil dólares, ultrapassando o mínimo exigido para a sua concretização. Os apoiantes tiveram de pagar o equivalente a mil euros para garantirem a sua mesa Atari Pong.
Fonte: The Verge




Nova versão do Surface Pro não deverá apresentar grandes alterações de design: Já lá vai quase um ano e meio desde que a Microsoft disponibilizou a última versão do tablet Surface Pro. Novos rumores dizem que a próxima versão do dispositivo vai receber a mais recente geração de processadores da Intel, conhecida como Kaby Lake. A Microsoft deverá ainda manter a entrada proprietária de energia e deverá apostar num design semelhante ao dos modelos anteriores.
Fonte: ArsTechnica

Grupo de crackers ShadowBrokers ‘oferece’ ferramentas da NSA: Em agosto do ano passado o grupo saltou para a ribalta por ter disponibilizado aquelas que eram algumas das técnicas e ferramentas usadas pelas NSA para espiar as pessoas. O grupo disse ter ainda mais informações, informações essas que só estariam acessíveis a quem as comprasse. A venda nunca chegou a ser concretizada e este fim de semana o grupo revelou a chave de encriptação que dá acesso a mais alegadas ferramentas de espionagem. Pelo menos uma falha do sistema operativo Solaris faz parte desta nova vaga de revelações.
Fonte: Motherboard

AlphaGo da Google vai defrontar o número um mundial de Go: Lee Se-dol é um dos melhores jogadores do mundo de Go, mas não o melhor da atualidade. Este facto não tira mérito às vitórias alcançadas pelo sistema de inteligência artificial AlphaGo, mas vem aí um novo teste de peso para o sistema da tecnológica norte-americana. O AlphaGo vai defrontar o número um mundial em Go, Ke Jie. O duelo vai acontecer no próximo mês, na China, e vai ser composta por três jogos.
Fonte: Bloomberg

Japão quer chegar ao manto terrestre até 2030: O Japão é um dos países do mundo com maior atividade sísmica. Para perceberem melhor este fenómeno, investigadores nipónicos querem atingir o manto terrestre para estudar a sua composição e o seu ‘comportamento’. Para concretizarem o seu objetivo será usado um barco que vai usar um sistema de perfuração de longo alcance. As águas do Hawaii são o local preferido para a investigação, mas também as águas da Costa Rica e do México são hipóteses válidas – a perfuração através do oceano é menos complexa do que perfurar a crosta terrestre fora de água.
Fonte: Engadget