Os meses vão passando e o mercado de smartphones parece cada vez mais estagnado. Dizemos isto não tanto no sentido das vendas, mas nas empresas e sistemas operativos que marcam uma posição. Samsung, Apple e Huawei continuam a ser as três maiores vendedoras. Mas é no campo do software que devemos deter as nossas atenções: o Android e o iOS têm em conjunto 99,1% do mercado. Ou seja, parece nada existir além destes dois ecossistemas. Nem Windows, nem BlackBerry, nem Sailfish. Ninguém tem ritmo para aqueles que são os dois melhores sistemas operativos móveis da atualidade. Só que quando o domínio é assim tão grande os consumidores ficam amarrados ao ritmo destas empresas. Alguém devia começar a colar cartazes que dizem ‘procuram-se sistemas operativos’ pois o mercado está a precisar de maior diversidade.

Bom final de semana.

Twitter disponibiliza ferramentas para melhor filtragem dos conteúdos: As duas funcionalidades – receber notificações apenas das pessoas que segue e ativar o filtro de qualidade – já estavam disponíveis, mas apenas para um número limitado de utilizadores. Agora ficam disponíveis para todos os que usam o Twitter. O objetivo é ajudar os utilizadores a verem o menor número possível de tweets indesejados.
Fonte: Twitter [Blogue]



Nintendo ‘à boleia’ de Pokémon GO: A Nintendo pode até nem estar diretamente envolvida na aplicação Pokémon GO, mas como detentora dos direitos da série de videojogos está a sentir efeitos positivos nesse sentido. Nos EUA a empresa garante que o sucesso da aplicação tem ajudado a aumentar não só a venda de consolas Nintendo 3DS como dos jogos tradicionais de Pokémon – Omega e Ruby, X e Y.
Fonte: The Verge

Novo Apple Watch não vai ter ligação celular: A Apple terá tentado incluir suporte para redes 4G no Watch, mas essa ideia já terá sido descartada. O grande consumo extra de energia colocava em causa a autonomia do wearable. No entanto deverá existir um módulo GPS e ainda melhores sensores para o registo da atividade física.
Fonte: Bloomberg

Airbus quer testar táxis voadores já no próximo ano: Acha que carros-robô da Uber já é algo ambicioso? Então o que dizer do projeto Vahana da Airbus que pretende transportar pessoas em pequenos aviões elétricos e autónomos? Os testes podem começar já no próximo ano e os engenheiros da empresa admitem que apesar de parecer um conceito longínquo, a verdade é que as principais tecnologias necessárias já apresentam um bom estado de maturidade.
Fonte: Engadget

Android domina por completo o mercado de smartphones: No segundo trimestre do ano o sistema operativo da Google marcou presença em 86,2% dos smartphones vendidos em todo o mundo. O iOS ficou com 12,9% de quota de mercado e toda a restante concorrência com menos de 1%. Entre as marcas a Samsung foi quem mais vendeu, ao representar 22,3% das vendas, tendo a Apple assegurado o segundo lugar e a Huawei o terceiro.
Fonte: TechCrunch