A cada dia que passa uma nova história mirabolante sobre segurança informática que nos faz lembrar, uma vez mais, que possivelmente nunca estaremos 100% seguros nesta era digital. Ahmed Mansoor é um ativista dos direitos humanos e foi ele quem despoletou a atualização de emergência da Apple: recebeu uma mensagem com um link suspeito, encaminhou para a empresa de segurança Lookout e todos viriam a descobrir mais tarde que Mansoor estava a ser vítima de uma das mais sofisticadas ferramentas de espionagem. Bastava ter carregado no link para que o seu iPhone fosse alvo de jailbreak, permitindo aos piratas informáticos ganhar acesso sobre o equipamento. Mas neste caso nem podemos falar de piratas informáticos no sentido mais comum da palavra – a falha estava a ser explorada pelo grupo NSO, que vende vulnerabilidades a governos.

Um tema interessante para pensar nesta sexta-feira.

Apple emite atualização urgente para o iOS: Se tem um iPhone ou um iPad vai querer atualizar o quanto antes para a versão 9.3.5 do sistema operativo. A Apple corrige três falhas de segurança críticas que só recentemente descobriu existirem. Uma das falhas permitia fazer jailbreak remoto ao smartphone e intercetar todas as comunicações. O grupo de programadores-espiões NSO estaria a explorar estes pontos fracos do iOS.
Fonte: The New York Times



Uber perdeu 1,2 mil milhões de dólares no primeiro semestre: A tecnológica norte-americana acumulou um prejuízo significativo nos seis primeiros meses do ano. Mesmo nos EUA, um dos seus mercados mais fortes, a Uber perdeu dinheiro no segundo trimestre depois de ter terminado os primeiros três meses ‘no verde’. As quebras deverão no entanto suavizar na segunda metade de 2016 depois de a Uber ter vendido a sua participação na China.
Fonte: Bloomberg

Jogo do galo e Solitário agora no Google: Se acha que já investe algum do seu tempo em pesquisas online, o caso pode tornar-se muito mais sério. A Google disponibilizou dois jogos diretamente no seu motor de pesquisa. Basta escrever ‘tic tac toe’ ou ‘solitaire’ para ver os tabuleiros de jogo surgirem nos resultados.
Fonte: Engadget

iPhone roubado poderá registar informações do ladrão: A Apple registou uma patente para um sistema de identificação em caso de roubo. O que o smartphone fará é armazenar a impressão digital não autorizada do ladrão e também tirar uma fotografia. Desta forma a marca da maçã espera dissuadir os criminosos logo à partida.
Fonte: Apple Insider

Novo jogo de Duke Nukem pode estar a caminho: O shooter que fez sucesso na década de 1990 pode em breve ser alvo de novidades. O site oficial do jogo tem um contador que parece indicar a existência de um anúncio no dia 1 de setembro. Já numa imagem no Instagram pode ler-se “O rei está de volta. Façam fila meninas”. O estúdio responsável pela franquia, o Gearbox Software, tanto pode anunciar um título novo como pode lançar alguma edição de colecionador que terá por base os jogos antigos.
Fonte: PC Gamer

Sem mais artigos