A Siri pode ainda não ser uma assistente digital ao nível das que existem nos filmes de ficção científica, mas já é uma ferramenta inteligente, com sentido prático e com um enorme potencial por explorar. Basta lembrar que só agora é que os programadores vão poder integrar a Siri com as suas aplicações. A Apple foi pioneira neste segmento e uma das respostas ‘tardias’ veio da Amazon, com a Alexa. O curioso é que o formato no qual a Alexa foi desenvolvido, uma coluna inteligente, provou ser um grande sucesso. Agora parece que a situação inverteu-se: é a Apple quem está a correr atrás do prejuízo provocado pelo sentido inovador da Amazon.

Bom sábado.

Falha informática condicionou funcionamento das farmácias portuguesas: O diretor dos sistemas de informação da Associação Nacional de Farmácias, Miguel Lança, admitiu que na semana passada houve problemas na dispensa de receitas eletrónicas, o que terá impedido 5% dos utentes de aviarem as suas receitas médicas. O problema já foi resolvido, mas há alegadamente outras questões por resolver como as ligações à internet de baixa velocidade que existem em alguns centros de saúde.
Fonte: Diário de Notícias




Apple estará a preparar concorrente para a Amazon Echo: A coluna inteligente da Amazon foi uma das surpresas tecnológicas dos últimos anos. O conceito tem sido tão bem recebido que em breve vai receber uma resposta da Google. E também a Apple estará a preparar um equipamento nesse segmento. A coluna da Apple seria construída em torno da assistente digital Siri e ao que tudo indica passou da fase de investigação e desenvolvimento para a prototipagem. Sabendo que a Apple tem um grande interesse no mercado das casas inteligentes, este podia ser um passo necessário para a marca da maçã.
Fonte: Bloomberg

Google Home pode ser mais barato que a Amazon Echo: Por falar em colunas inteligentes, a Google deverá revelar mais detalhes sobre a Home no dia 4 de outubro. Agora surgem relatos de que o equipamento pode custar 130 dólares, cerca de 115 euros, o que colocaria o dispositivo abaixo dos 180 dólares pedidos pela Amazon pela sua Echo. A mesma reportagem revela ainda que o Chromecast com suporte para Ultra HD custará 70 dólares.
Fonte: Android Police

Guerra aberta na comunidade VR por causa de ações do CEO da Oculus: O fundador da Oculus VR, Palmer Luckey, financiou um grupo apoiante de Donald Trump, candidato presidencial nos EUA, que publica conteúdos anti-Hillary Clinton, a grande rival de Trump. O relato que podia não ter grande importância já que todos são livres de escolher os seus lados políticos, está a ter um grande impacto pois há empresas e programadores que consideram que Palmer Luckey está a colar a Oculus a todas as ideias de Trump – boas ou más. Alguns estúdios já disseram que não vão produzir mais videojogos para os Oculus Rift enquanto Palmer Luckey não abdicar do seu cargo.
Fonte: Motherboard

SpaceX já sabe a causa provável da explosão do Falcon 9: Este mês um dos foguetões da empresa norte-americana explodiu durante os testes do sistema de propulsão. Agora a SpaceX diz que a causa provável para o acidente está ligada a uma falha no “sistema criogénico de hélio”, que se situa perto do tanque de oxigénio. A SpaceX avança também que o acidente deste ano não está relacionado com a explosão que ocorreu em 2015 num outro foguetão.
Fonte: The Verge