Já dedicámos um artigo à questão da realidade aumentada e da Apple. Até hoje as intenções da empresa pareciam muito vagas. Como é óbvio, a Apple nunca arriscaria a dizer publicamente qual as suas intenções para o segmento da realidade aumentada. Agora a Bloomberg diz que a empresa estará a criar um dispositivo semelhante aos Google Glass. A ser verdade, é uma aposta arriscadíssima por parte da marca da maçã. É reconhecido que os Google Glass foram um equipamento demasiado à frente para o seu tempo e que isso teve um impacto negativo na forma como foi recebido, levando ao seu desaparecimento. Mas também é sabido que a Apple é boa a reinventar conceitos tecnológicos, por isso, quem sabe, se não será mesmo a empresa a conseguir tornar uns óculos de realidade aumentada num gadget massificado.

Boa terça-feira.

Videochamadas no WhatsApp agora disponíveis para todos: Depois de um mês de testes, o WhatsApp foi atualizado para suportar a realização de videochamadas. Esta era uma das funcionalidades que faltava à plataforma de messaging e que a aproxima de serviços como o Skype e Facebook Messenger. As videochamadas serão suportadas no iOS, Android e Windows 10 Mobile.
Fonte: TechCrunch




Skype permite realização de chamadas sem conta de utilizador: Talvez como uma resposta às novidades apresentadas pelo WhatsApp, o Skype decidiu reduzir os ‘requisitos mínimos’ para que seja possível realizar uma chamada na plataforma. Se até aqui era obrigatório ter uma conta de utilizador, agora basta aceder à versão Web do Skype para ter acesso a todas as funcionalidades da plataforma sem qualquer login. Os históricos das mensagens e chamadas de utilizadores não registados só duram 24 horas.
Fonte: The Next Web

Google e Facebook vão banir sites com notícias falsas das redes de publicidade: Primeiro a Google, mas poucas horas depois foi a vez do Facebook. As duas gigantes da internet assumiram um compromisso para valorizar os conteúdos de qualidade e para isso decidiram banir das suas redes de publicidade os sites que veiculam notícias falsas. A decisão das tecnológicas surge poucos dias depois das eleições presidenciais nos EUA, um tema que gerou fortes críticas sobretudo para o Facebook.
Fonte: The Verge [Facebook] / The Verge [Google]

Apple estará a desenvolver óculos de realidade aumentada: O diretor executivo da empresa, Tim Cook, já disse várias vezes que a realidade aumentada é um segmento que interessa e muito à marca da maçã. Agora surgem relatos de que a Apple estará a trabalhar nuns óculos semelhantes aos Google Glass – em conceito. O objetivo é que este equipamento emparelhe com o iPhone para mostrar, por exemplo, notificações no campo de visão do utilizador.
Fonte: Bloomberg

Asus confirma desenvolvimento do Zenfone AR: O Lenovo Phab Pro 2 foi o primeiro smartphone equipado com tecnologia do Google Project Tango, especializada para experiências de realidade aumentada. Agora a Asus confirmou que também está a criar um equipamento para este ecossistema. O Asus Zenfone AR vai ser apresentado na CES, que decorre em janeiro do próximo ano. O CEO da Asus, John Chen, adiantou ainda que o dispositivo terá um preço competitivo.
Fonte: Digitimes