Em outubro a ‘internet’ ficou em alerta. Uma grande rede de dispositivos eletrónicos ligados à internet estavam infetados, sem saberem, por um malware. Esse malware tornava-os escravos de uma rede de ataque por negação de serviço (DDoS na sigla em inglês). Em setembro surgiu o primeiro sinal quando o site de Brian Krebs, um proeminente especialista em segurança informática, foi atacado violentamente – ao ponto de o seu provedor de segurança online dizer que não o aceitava mais. Em outubro seguiu-se um ataque que deixou offline serviços como o Twitter, SoundCloud, Spotify e Shopify, além de sites como o The New York Times ou a Wired. Mas só agora é que o verdadeiro culpado desse vendaval online pode ter sido descoberto: numa investigação de vários meses, Brian Krebs – sim, a vítima inicial – encontrou indícios fortes que apontam para um estudante nos EUA, Paras Jha, mais conhecido no mundo online como Anna Senpai. Por agora não passam de alegações, mas esta história promete fazer ‘rolar cabeças’.

Boa quinta-feira.

Mozilla já tem um novo logótipo: Foi escolhido com a ajuda da comunidade ao longo de um processo de sete meses. Agora a Mozilla, responsável por produtos como o Firefox, o Thunderbird e o FileZilla, revelou a sua nova identidade. Um dos destaques da nova imagem é a sua flexibilidade e capacidade de fácil adaptação a diferentes contextos.
Fonte: Wired / Mozilla




Netflix continua a crescer: A empresa norte-americana responsável pelo maior serviço de streaming de filmes e séries teve um quarto trimestre de 2016 fulgurante. A Netflix adicionou 7,04 milhões de subscritores ao seu serviço, o melhor crescimento que já registou num único trimestre. As receitas também subiram 36%, para os 2,48 mil milhões de dólares no final do ano passado. O crescimento foi suportado acima de tudo pela expansão internacional.
Fonte: The Verge

Super Mario Run vai chegar ao Android em março: Depois de uma estreia de grande nível no sistema operativo iOS em dezembro de 2016, a Nintendo confirmou que Super Mario Run só vai chegar ao sistema operativo Android em março. A tecnológica japonesa ainda não adiantou uma data específica para o lançamento, mas os interessados podem registar-se no Google Play para serem notificados assim que o jogo estiver disponível.
Fonte: CNet

Fire Emblem: Heroes chega ao iOS e ao Android a 2 de fevereiro: A Nintendo anunciou um novo jogo para dispositivos móveis e desta vez a empresa vai seguir uma estratégia diferente daquela escolhida para Super Mario Run. Fire Emblem: Heroes é um RPG tático e vai chegar em simultâneo aos principais sistemas operativos móveis da atualidade. Os jogadores vão ter acesso a diferentes personagens que já marcaram presença em jogos anteriores da franquia Fire Emblem.
Fonte: Kotaku




Pode ter sido identificado o autor da botnet Mirai: A rede de dispositivos infetados que provocou um dos maiores ataques de negação de serviço da História, deixando vários serviços offline, pode ter sido provocado por um estudante da Universidade de Rutgers, nos EUA. Essa é pelo menos a conclusão do especialista em segurança informática Brian Krebs. Toda a teoria defendida por Krebs está na sua página online – que também foi violentamente atacada pela botnet Mirai em 2016 – e dá pelo menos uma perspetiva de como se movimentam os alegados criadores destas redes.
Fonte: Engadget / Krebs on Security

Pokémon GO lança campanha de sensibilização em Davos: Aproveitando a realização do fórum económico do Davos, um dos encontros político-financeiros mais importantes do mundo, a Niantic decidiu usar o Pokémon GO para passar uma mensagem de sensibilização. A empresa criou 17 pokéstops que têm incluídos os 17 objetivos para um crescimento sustentável global e transformou ainda o centro do fórum económico num ginásio.
Fonte: The Next Web

Sem mais artigos