Se estamos a preparar para um futuro de energias renováveis e com poucos combustíveis fósseis, as baterias vão assumir um papel de grande importância. Mas olhando para aquilo que temos nos nossos bolsos, nos smartphones, o futuro não promete ser muito risonho. Além das baixas autonomias, as baterias tal como as conhecemos têm ciclos de vida relativamente curtos. Imagina-se a trocar de baterias e a fazer investimento de vários milhares de euros a cada três, quatro ou cinco anos? Tudo o que for possível prolongar neste cenário é uma vitória. Investigadores de Harvard dizem ter encontrado uma fórmula para produzir baterias mais amigas do ambiente e cuja duração estimada aproxima-se dos dez anos, justamente as novidades que precisamos de ouvir daqui em diante.

Boa segunda-feira.

Splatoon 2 vai ter beta pública no final de março: Enquanto o shooter ainda não tem uma data de lançamento definida, sabendo-se apenas que chegará ainda em 2017, a Nintendo decidiu aguçar o apetite aos fãs. De 24 a 26 de março Splatoon 2 vai ter uma versão de demonstração disponível para todos os donos da Nintendo Switch. Recorda-se que Splatoon foi um dos jogos mais bem-sucedidos na Nintendo Wii U.
Fonte: Kotaku




Pela primeira vez um álbum apenas disponível em streaming venceu um Grammy: Os Grammy são considerados como os ‘óscares da música’ e na edição deste ano assistiu-se a uma evolução dos tempos. Pela primeira vez os álbuns disponíveis apenas em serviços de streaming estiveram a concurso e o músico Chance the Rapper foi o primeiro a levar para casa um galardão atribuído a um trabalho que só está acessível neste formato.
Fonte: Billboard

NASA já selecionou os três locais em Marte onde pretende fazer recolha de materiais: Todas as missões que têm sido enviadas para Marte têm como objetivo conhecer melhor o planeta vermelho, mas nenhuma delas foi concebida para enviar para a Terra amostras físicas recolhidas no planeta. A cratera de Jezero foi o local mais votado pela comunidade científica, mas há mais dois locais candidatos – Northeast Syrtis e Montanhas de Columbia. A missão deverá ser concretizada em 2020.
Fonte: Nature

Investigadores desenvolvem baterias que podem durar uma década: As baterias que existem atualmente têm ciclos de vida relativamente curtos, podendo durar apenas um par de anos no seu potencial máximo de armazenamento. Investigadores da Universidade de Harvard desenvolveram um sistema alternativo de armazenamento: baterias cujo interior encontra-se em estado líquido. Esta solução é maioritariamente composta por água, tendo sido manipuladas as moléculas dos eletrólitos para que os resultados fossem prolongados. Estima-se que estas baterias possam ter um ciclo de vida próximo dos dez anos.
Fonte: Engadget

Hackers colocam jogos do Game Boy na Nintendo Classic Mini: A consola de retrogaming da Nintendo tem sido um sucesso e já vendeu 1,5 milhões de unidades em todo o mundo. Mas um dos problemas associados à consola é a sua limitação a 30 jogos que vêm pré-instalados de origem. Depois de um primeiro hack, que permitia instalar outros jogos da NES, já há quem tenha conseguido instalar jogos da SNES, Sega Genesis, Game Boy e Game Boy Advance na Nintendo Classic Mini.
Fonte: Forbes