Sempre que alguém consegue fazer algo pela primeira vez, esse momento é importante. A importância ganha depois volume mediante o impacto que essa descoberta pode ter na vida dessas pessoas. Motivo pelo qual a realização da primeira transmissão quântica do espaço para a Terra, feita pela China, está a chamar tanta atenção. De momento ainda não vai ter impacto na vida de ninguém, mas no futuro esta pode ser a base para comunicações que muitos acreditam ser invioláveis. O sistema que a China demonstrou ser funcional pode agora servir para criar uma nova internet, muito mais segura do que aquela que temos atualmente.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Office chega pela primeira vez à Windows Store: A Microsoft quer dar um maior destaque à sua loja de aplicações para o sistema operativo Windows e isso ficou claro com a apresentação do Windows 10 S. Mas se quer que os programadores coloquem as suas aplicações na Windows Store, a tecnológica tem de dar o exemplo. Foi o que aconteceu esta semana com a chegada – finalmente! – do Office à Windows Store. Devido à inclusão de novas funcionalidades, a suite de produtividade está em modo de pré-visualização e só é acessível, por agora, através do Surface Laptop.
Fonte: Engadget

Spotify chega aos 140 milhões de utilizadores: É o serviço de música por streaming com o maior número de utilizadores e continua a aumentar a distância para a concorrência mais direta. A versão gratuita do Spotify continua a atrair utilizadores, sabendo que a versão paga é subscrita por 50 milhões de pessoas. O Apple Music, a título de exemplo, tem 26 milhões de utilizadores e todos pagantes.
Fonte: The Verge

Netflix muda de posição e junta-se ao protesto a favor da neutralidade da internet: O tema da neutralidade da internet está a gerar um grande debate nos EUA, pois o regulador da área das telecomunicações, a FCC, quer recuperar algumas regras antigas que não beneficiam o conceito de neutralidade. Depois de ter dito que a luta pela neutralidade da internet não era uma das suas prioridades, a Netflix junta-se agora a outras gigantes para promover um acesso igualitário de internet para todos.
Fonte: Motherboard

China realiza com sucesso comunicação quântica a partir do espaço: Está aberta a porta para um avanço importante na privacidade da comunicação. A China conseguiu emitir um sinal quântico a partir do espaço para bases terrestres. O satélite foi responsável pela criação de fotões entrelaçados que foram depois enviados para a Terra. Os investigadores chineses mostraram na prática um conceito que durante muitos anos foi perseguido e nunca passou da teoria.
Fonte: LA Times

CIA conseguia aceder aos routers de diferentes fabricantes: Documentos revelados pela Wikileaks mostram que em 2012 a CIA tinha um programa dedicado para routers. Conhecido como Cherry Blossom, este programa consistia na criação de firmware alterado para alguns dos routers mais populares dos EUA. Equipamentos da Asus, Belkin, Dell, DLink, Linksys, Motorola e Netgear terão sido visados por este programa. Ao ter acesso aos routers, os agentes da CIA ficavam com acesso total ao tráfego dos utilizadores afetados.
Fonte: CNet

Neste dia, no ano passado, foi assim: Um estudo sobre a troca de operadores em Portugal e a acusação de ‘roubo’ contra a Google