É utilizador do шһатѕарр? A plataforma de mensagens é uma das mais populares em todo o mundo e já tem 1,2 mil milhões de utilizadores… Reparou no truque? Se olhar novamente, vai perceber que a primeira letra da palavra whatsapp no início do texto não é um ‘w’ normal, é um caracter cirílico. Se visse aquela informação num URL será que detetava a diferença? Muitas pessoas não detetaram. O site que promete colocar o WhatsApp com cores diferentes é na realidade um esquema que leva o utilizador a instalar adware. A página pedia ao utilizador que instalasse um add-on no Google Chrome, tendo a Google removido o software da sua loja. Ainda que este perigo possa estar agora mais distante, fica mais uma lição sobre a inteligência dos piratas informáticos e sobre como na internet, nem tudo o que parece é.

 

Depois da Oculus, ZeniMax ataca a Samsung: A ZeniMax é uma empresa que detém alguns dos mais influentes estúdios de videojogos da atualidade como os Arkane Studios, id Software e Bethesda Softworks. A empresa também é conhecida por ter vencido a Oculus em tribunal, o que resultou numa compensação de 500 milhões de dólares. Agora a ZeniMax vira as suas atenções para a Samsung e para os Gear VR, dizendo que os óculos de realidade virtual foram feitos com tecnologia da id Software.
Fonte: Polygon





Primeiras pistas sobre o ataque WannaCry apontam para possíveis ligações à Coreia do Norte: Neste momento é uma das grandes questões que ainda não tem resposta – quem foi responsável pelo mega-ataque informático WannaCry? Até agora as autoridades ainda não se pronunciaram, mas investigadores de segurança informática podem ter encontrado as primeiras pistas. Uma parte do código do ransomware coincide com outra ferramenta usada pelo grupo de piratas informáticos Lazarus, que tem ligações à Coreia do Norte.
Fonte: Wired

Página que promete mudar cor do WhatsApp não é oficial e instala adware: Dia após dia, os piratas informáticos mostram sinais de força e originalidade. O mais recente exemplo vem de uma página que se faz passar pelo WhatsApp. O endereço é semelhante ao oficial, mas a letra W é substituída por um caracter cirílico em tudo semelhante. A dissimulação do URL faz com que os utilizadores pensem que estão numa página oficial. A página em questão promete mudar a cor do WhatsApp dos utilizadores, quando na realidade instalada adware.
Fonte: Motherboard

Facebook vai combater falsos diretos: Não é segredo que a rede social beneficia, em termos de algoritmo, aquelas que são as suas mais recentes funcionalidades. As transmissões de vídeo em direto gozam de um posicionamento privilegiado no News Feed e várias publicações e utilizadores ‘enganavam’ o Facebook ao fazer transmissões em direto de imagens estáticas ou de vídeos em diferido. Agora o Facebook alterou as suas regras de utilização para proibir estas utilizações. A plataforma pretende que os vídeos em direto sejam de facto transmissões feitas no momento.
Fonte: TechCrunch

Audi e Volvo vão apostar no Android Auto: As duas fabricantes automóveis confirmaram a escolha do sistema operativo Android para alguns dos seus modelos futuros. Um dos principais chamarizes atualmente da plataforma Android é o Google Assistant, que devido à sua utilização por voz acaba por fazer sentido também dentro dos automóveis. O anúncio com as duas fabricantes foi feito apenas dois dias antes da conferência anual de programadores da tecnológica, o que pode indicar um maior foco nas tecnologias automóveis.
Fonte: The Verge