Cinco incidentes registados com drones em Portugal só no mês de junho. Ainda ontem escrevíamos que a regulamentação dos drones deverá regressar à Assembleia da República e talvez isso seja pelo melhor – tendo em conta o ritmo elevado de incidentes reportados, esta é uma situação que precisa de ser resolvida antes que resulte num desfecho mais grave. De acordo a reportagem de ontem do Diário de Notícias, a lei europeia que está a ser trabalhada para o segmento das aeronaves não tripuladas ainda está em desenvolvimento e nunca deverá ficar pronta antes de setembro. Portugal foi pioneiro – e bem – na criação de um regulamento para a utilização de drones em território português. Criar o regulamento foi um bom primeiro passo, agora é necessário garantir que o mesmo é cumprido.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Novo incidente com drone perto do Aeroporto de Lisboa: Um avião da companhia KLM teve um drone a voar ao seu lado quando estava a 1200 metros do solo – as regras em vigor não permitem que o voo do drone seja feito a mais de 120 metros de altura. O incidente já foi reportado à Autoridade Nacional de Aviação Civil, que confirmou o sucedido. Este já é o quinto incidente registado com um drone apenas no mês de junho e o nono desde o início do ano.
Fonte: Diário de Notícias

Fibra já é a principal forma de acesso à internet fixa em Portugal: Dados da Autoridade Nacional das Comunicações relativas ao primeiro trimestre do ano revelam que 34% dos acessos de internet fixa foram feitos através da tecnologia de fibra ótica, superando os 33,1% do cabo. Esta é a primeira vez que a fibra ótica surge como a principal forma de acesso à internet fixa em Portugal. No total a ANACOM registou 3,42 milhões de acessos à internet em local fixo.
Fonte: Público

Microsoft vai permitir reverter Windows 10 no Surface Laptop: O portátil da Microsoft vem equipado com Windows 10 S, mas quem quiser pode atualizar de forma gratuita até ao final do ano para o Windows 10 Pro. Ao início esta era uma decisão para a vida – depois de feito o upgrade, não havia forma de fazer o downgrade. A Microsoft recuou nesta política e anunciou que os utilizadores do Surface Laptop serão capazes de regressar ao Windows 10 S se assim o desejarem. Em caso de downgrade, os utilizadores vão ter de usar versões específicas do software e terão de fazer uma limpeza total ao equipamento.
Fonte: The Verge

NASA descobre 219 exoplanetas novos, 10 dos quais podem ser habitáveis: Estes resultados ainda fazem parte da primeira missão espacial do telescópio Kepler, que desde 2009 tem estado a observar a constelação de Cisne. Um dos novos exoplanetas descobertos é, segundo a investigação, aquele que se assemelha mais à Terra em termos de tamanho e de proximidade à sua estrela.
Fonte: CNN

Pokémon GO ganha modo de jogo cooperativo: Em abril ainda existiam 65 milhões de jogadores ativos de Pokémon GO, um valor considerável mesmo tendo em conta que foi o grande sucesso de 2016. Uma das novidades da grande atualização que deverá ser lançada esta semana está nos ginásios – agora não podem existir pokémon repetidos nos ginásios, vão existir ao todo seis pokémon por ginásio e as batalhas vão acontecer pela ordem em que esses pokémon chegaram ao ginásio, e não do mais fraco para o mais forte como tem acontecido. Vai também haver um modo de jogo cooperativo denominado de raids. Nestes raids até 20 jogadores podem juntar forças para derrubar um pokémon superpoderoso que vai surgir em determinadas localizações.
Fonte: TechCrunch

Neste dia, no ano passado, foi assimBlue Origin ‘voa’ para o turismo espacial e hoje é dia de Lua de morango