“TL;DR: Falta de configurações de segurança permite enviar emails de domínios .gov.pt entre outros. Situação mantém-se 149 dias depois do primeiro contato a reportar o problema”. É desta forma que o investigador de João Pina apresenta os problemas de segurança que existem em domínios de email do Estado. No primeiro teste realizado, o investigador conseguiu enviar um email fazendo-se passar pela Segurança Social e descobriu também que esta mensagem não estava a ser marcada como spam na caixa de correio do destinatário. Além da gravidade da situação em si, João Pina aponta o dedo à falta de ação relativamente ao problema pois fez vários alertas para que a situação fosse corrigida. O problema é agora do conhecimento público pois João Pina diz que bastavam cinco minutos para corrigir a situação.

 

Dezenas de domínios de email de organismos públicos com falha de segurança: O investigador João Pina tornou públicas as falhas de segurança que afetam vários domínios de email @gov.pt. Isto permite que utilizadores mal-intencionados possam enviar mensagens fazendo-se passar por entidades oficiais – o que pode dar origem a campanhas de phishing muito eficazes. João Pina alertou o Gabinete Nacional de Cibersegurança, o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo e o CERT.PT, sendo que o primeiro alerta foi feito há 150 dias. O GNC reconhece o problema e diz que só duas entidades do Estado fizeram a correção.
Fonte: Observador




Nova Nintendo 2DS chega a Portugal a 28 de julho: Se a revelação de novos jogos para a Nintendo 3DS mostrou que a Nintendo quer continuar a apostar neste conceito, a revelação de uma nova Nintendo 2DS acaba de vez com qualquer dúvida. O sistema de jogo sofre uma transformação visual e adota o estilo clamshell da 3DS XL. Os ecrãs de grande dimensão e a inclusão do manípulo C são outras novidades que agora chegam ao modelo 2DS. O preço deverá rondar os 150 euros.
Fonte: Eurogamer

Líder dos carros autónomos da Uber vai afastar-se da posição: Anthony Levandowski é o homem que está no centro da discórdia entre a Waymo e a Uber. Por este motivo o executivo enviou uma nota interna aos colegas de trabalho a dizer que enquanto o processo estiver a decorrer não vai estar envolvido no desenvolvimento das tecnologias de veículos autónomos. Anthony Levandowski não vai sair da Uber, mantendo as suas restantes funções de supervisão.
Fonte: Business Insider

Alphabet consegue resultados acima do esperado no primeiro trimestre: Nem sempre os analistas foram tolerantes com os resultados positivos da Google e posteriormente da sua empresa-mãe, a Alphabet. Mas desta vez a tecnológica apresentou números que não deixaram margens para dúvidas. Entre janeiro e março deste ano a empresa teve receitas de 24,75 mil milhões de dólares – salto de 22% – e lucros de 5,42 mil milhões de dólares – crescimento de 29%. A diretora financeira da Alphabet, Ruth Porat, confirmou que neste período as receitas do YouTube também continuaram a crescer, apesar do boicote feito por alguns anunciantes.
Fonte: The Verge




Sony vendeu 20 milhões de PlayStation 4 no último ano fiscal: Entre os dias 1 de abril de 2016 e 31 de março de 2017 a tecnológica japonesa vendeu 20 milhões PlayStation 4, o melhor desempenho até agora para a consola. O valor coloca as vendas cumulativas da PS4 próximas das 60 milhões de unidades, um desempenho fulgurante e que pode inclusive ser melhor do que o da PlayStation 2 dentro de 12 meses. A Sony avisou no entanto que as vendas vão abrandar um pouco e que no próximo ano fiscal conta vender 18 milhões de unidades.
Fonte: VG247

Carro autónomo de testes da Apple foi avistado: No início do mês a marca da maçã recebeu a licença que lhe permite testar veículos autónomos nas estradas da Califórnia, nos EUA. Não foi preciso muito tempo até que o veículo, da marca Lexus, fosse avistado. As imagens revelam um carro carregado de sensores e câmaras, sendo que estes componentes aparentam ser de parceiros externos e não desenvolvidos internamente. A Apple não comentou o caso.
Fonte: Bloomberg

Sem mais artigos