Olhar para as principais tendências de pesquisa do Google é encontrar poucas surpresas. Os grandes temas do ano foram aqueles que geraram mais entradas no motor de busca mais popular do mundo. Euro 2016, Pokémon GO, Maria Leal, David Bowie, Prince.. Há no entanto um aspeto muito interessante nos resultados obtidos em Portugal. Na categoria de pesquisas ‘Como ser’, o resultado mais procurado foi ‘Motorista uber em Portugal’. Recapitulando: ‘Como ser motorista uber em Portugal’ foi uma das entradas mais pesquisadas pelos portugueses durante todo o ano de 2016. Os protestos dos taxistas ajudaram e muito nesta ‘publicidade’ gratuita à Uber, mas esta parece uma prova clara de que a Uber é um motor de crescimento e traz novas oportunidades às pessoas.

Boa quarta-feira.

Euro 2016 domina pesquisas portuguesas no Google: O europeu de futebol, no qual a seleção portuguesa acabou por tornar-se campeão, foi o tema mais pesquisado do ano no Google em Portugal. Em segundo lugar ficou o jogo Pokémon GO, ficando o terceiro posto para o reality show Love on Top. No top 10 das pesquisas figuram ainda o iPhone 7, o Web Summit e o jogo Agario.
Fonte: Google [comunicado]




Google faz nova aposta na Internet das Coisas: Há mais de um ano que a gigante norte-americana tem um sistema operativo para o segmento de IoT. Agora a Google renomeou o software como Android Things. O objetivo é tentar garantir que o Android tem uma presença forte noutros segmentos de hardware e que os programadores têm facilidade em criar ferramentas para o software pois já conhecem a plataforma de desenvolvimento.
Fonte: The Verge

Slack agora permite fazer videochamadas: Desde março que é possível fazer chamadas de voz através da ferramenta de produtividade, mas agora o Slack também permite fazer chamadas com vídeo. Se for um utilizador da versão gratuita, então só poderá fazer videochamadas com um contacto de cada vez. Se subscrever os planos pagos, então pode ter até 15 pessoas na mesma conversação por vídeo.
Fonte: Digital Trends

Novo telemóvel da Nokia foi anunciado, mas é um feature phone: Ainda não é desta que os utilizadores vão ver a marca Nokia a lutar por um lugar ao Sol no segmento dos smartphones. A HMD Global, empresa que detém a marca Nokia, lançou o seu primeiro equipamento e é um telemóvel básico. O Nokia 150 destina-se aos mercados onde não há grande poder de investimento e para as pessoas que apenas necessitam de um telemóvel para as tarefas básicas – o preço ronda os 25 euros.
Fonte: Engadget

Google Drive agora tem funcionalidade para fazer backup aos iPhone: É um presente ‘agridoce’ por parte da gigante dos motores de busca. Os utilizadores do iPhone agora podem fazer um backup dos seus contactos, do calendário e de todas as suas fotografias no Google Drive com um simples toque. Por outro lado, esta funcionalidade terá sido desenhada para permitir uma transição mais fácil de utilizadores do iPhone para o ecossistema Android.
Fonte: 9 to 5 Google

Waymo é a nova empresa da Alphabet: Afinal os carros de condução autónomos da Google não vão ser encostados, vão antes transformar-se numa empresa autónoma. A Waymo, como foi denominada, vai responder diretamente à Alphabet, a holding que nasceu para supervisionar os diferentes ramos de negócios que antigamente estavam todos concentrados na Google. Os rumores dizem que a Waymo está a preparar uma parceria com o grupo Fiat-Chrysler.
Fonte: Motherboard

Sem mais artigos