Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) dizem que apenas há registo de um ataque informático a um hospital do Serviço Nacional de Saúde que terá afetado o seu registo de imagens. Ainda que seja apenas um, já é exemplo suficiente para relembrar a importância que a segurança informática deve assumir em todos os aspetos de qualquer entidade – sobretudo as que estão ligadas ao Estado e que podem dar acesso a informações privadas e bastante sensíveis dos cidadãos portugueses. O Estado português já deu um sinal positivo sobre esta questão quando no início do mês o Ministério da Saúde deu autorização para o reforço da segurança informática nas entidades do SNS.

Bom fim de semana.

Ataque informático ao Hospital Garcia da Horta terá afetado registo de imagens: O ataque ocorreu no final de 2016, mas só agora é que estão a surgir pormenores relacionados com o caso. Neste ataque foi afetado o sistema onde são guardadas as imagens de exames como radiografias ou TAC, mas com a administração a assegurar que nenhum ficheiro foi roubado. A Procuradoria-Geral da República já iniciou um inquérito relacionado com o caso.
Fonte: Sol




Terceira temporada da Fórmula E recomeça este fim de semana: Depois de uma pausa de três meses, a Fórmula 1 dos carros elétricos está de volta. A cidade de Buenos Aires, na Argentina, vai receber a terceira prova do calendário, que esta temporada tem um total de 12 corridas. O novo desporto tem atraído cada vez mais atenções e são vários os fabricantes que estão a alistar-se para futuras edições da competição.
Fonte: The Verge

YouTube vai acabar com anúncios de 30 segundos que não podem ser ignorados: A plataforma de vídeos da Google vai acabar com aquele que era um dos seus formatos publicitários mais usados – mas aparentemente não muito popular. A tecnológica de Mountain View decidiu que em 2018 os anúncios de 30 segundos que não podem ser ignorados vão desaparecer por completo. Este sistema recolhe sobretudo feedback negativo junto dos utilizadores móveis do YouTube.
Fonte: Campaign

SpaceX adia primeiro voo espacial para Marte: O objetivo da empresa era enviar a sua cápsula espacial Red Dragon para o planeta vermelho em 2018. Agora a SpaceX diz que a missão está programada para 2020. A empresa não cita problemas de desenvolvimento, mas antes prioridades no que diz respeito aos objetivos que pretende atingir nesse espaço de tempo. A SpaceX está agora mais focado no mega-foguetão Falcon Heavy e reafirmou o objetivo de colocar uma cápsula Dragon na Estação Espacial Internacional em 2018.
Fonte: Mashable

Terraria atingiu marca de 20 milhões de unidades vendidas: Para um jogo independente, os resultados comerciais de Terraria são muito positivos. Apesar de o valor só agora ter sido anunciado, o estúdio por trás do jogo, Re-Logic, disse que o número foi atingido no final de 2016. A empresa revelou ainda outro dado interessante: 8,5 milhões de cópias do jogo foram comercializadas entre junho de 2015 e o final de 2016, um aspeto de destaque sabendo que o jogo foi originalmente lançado em 2011.
Fonte: Polygon