Ao contrário do que acontece noutras redes sociais, como o Facebook e o Twitter, o Instagram é um sítio difícil para a disseminação de links maliciosos. Tirando o URL que os utilizadores podem ter no perfil, a utilização de links é ainda muito restrita. Por isso é que um simples comentário na página de Instagram da cantora Britney Spears está a gerar tanto interesse. Esse comentário era na realidade uma mensagem codificada que servia como ativação para um malware. O malware atribuía a cada post um código único com base nos caracteres usados pelos utilizadores e procurava depois a hash correta – feita através do comentário assinalado na imagem. Usando parte dos caracteres do comentário, o malware ativava depois um link através do qual fazia ligação com os responsáveis pelo programa malicioso. Sabendo que o Instagram é uma fonte confiável, os filtros de segurança não contemplam da melhor forma esta plataforma. Este é mais um exemplo de como os esquemas de ataque informático estão a ficar mais engenhosos e dissimulados.




Série Wipeout nasceu após umas partidas de Mario Kart e algum álcool: Não havia um grande plano, houve foi um momento ‘eureka’. Dois programadores da Psygnosis tiveram a ideia de criar um jogo de corridas futuristas enquanto jogavam Mario Kart, discutiam ideias acompanhadas de algum álcool e ouviam música trance. A confluência de acontecimentos não se ficou por aí: a Sony queria um videojogo que fosse uma sequência do filme Hackers e a evolução dos videojogos para CD permitiu que o estúdio pudesse explorar a vertente de banda sonora como poucos jogos tinham feito até então. Assim nasceu Wipeout, uma das séries de jogos de corridas mais populares de sempre.
Fonte: Engadget

Piratas informáticos conseguiram esconder link malicioso em comentário no Instagram: A rede social tem ainda uma política muito restrita relativamente a URL externos, mas isso não significa que os piratas informáticos não contornem essa situação. Um grupo russo conhecido como Turla, alegadamente, escondeu um comentário no perfil de Instagram da cantora Britney Spears que apesar de não apresentar esse formato, era parte de um link de ativação para um malware integrado numa extensão do Firefox. A empresa de segurança ESET descobriu o esquema e suspeita que este terá sido o teste para algo maior que o grupo pode estar a preparar.
Fonte: Popular Mechanics

IBM anuncia programa de ajuda social que vai utilizar o Watson para resolver desafios de escala global: O Science for Social Good é uma nova iniciativa da IBM que coloca o poder computacional do Watson ao dispor de vários investigadores, tudo com o objetivo de ajudar a resolver alguns problemas que afetam a sociedade atualmente. Criar um plano para prevenir o aumento de doenças infecciosas, um projeto de influência de comportamento humano para maior conservação energética e a criação de uma plataforma aberta de descobertas científicas são alguns dos projetos que vão fazer parte desta iniciativa.
Fonte: Mashable

Google testa sistema de controlo de tráfego aéreo para múltiplos drones: Não é difícil imaginar um mundo em que os céus estão populados de drones a voar de um lado para o outro – seja para entregar encomendas, seja para monitorizar o tráfego automóvel. A questão que se coloca é: como tornar todos estes drones autónomos e ao mesmo tempo seguros? A Google testou ontem pela primeira vez um sistema que lhe permite gerir vários drones em simultâneo. Usando parte das tecnologias que já tem – Google Maps, Earth e Street View – a empresa consegue definir rotas automáticas e áreas que os drones não vão poder cruzar devido a limitações regulatórias.
Fonte: Recode

Antigo primeiro-ministro da Estónia considera que países da UE deviam apostar em cidadania digital: Toomas Hendrik Ilves esteve dez anos a liderar a Estónia e durante este período criou um programa que deu uma identidade digital à sua população. Estas identidades ajudam a que as pessoas tenham maior facilidade na interação com os serviços públicos online. Agora Toomas Ilves considera que este deve ser o modelo seguido por outros países da União Europeia, considerando que a aposta em identidades digitais é um passo necessário para que possamos viver num verdadeiro Mercado Único Digital – o objetivo é que as identidades digitais funcionem em diferentes países da UE.
Fonte: The Next Web

Neste dia, no ano passado, foi assim: O Snapchat está diferente e a Magic Leap continua misteriosa como tudo