Só no ano passado foram registados 31 incidentes com drones junto aos aeroportos portugueses. É por isso fácil de calcular que o verdadeiro número de incidentes relacionados com a utilização de aeronaves não tripuladas tenha sido maior. É por situações como estas que uma lei para a regulação dos drones é importante. A legislação que entra agora em vigor é muito menos exigente do que aquela que estava inicialmente prevista. Parece no entanto que há elementos que ficaram por acautelar, como a falta de um registo obrigatório para a aeronave. Era apenas mais uma ‘alínea’ no pacote legislativo e permitira de facto atribuir responsabilidades aos verdadeiros causadores de problemas.

Boa sexta-feira.

Entre hoje em vigor legislação portuguesa para o uso de drones: A utilização de drones em Portugal tem agora de responder a um conjunto de critérios que estão definidos no quadro legislativo que entra hoje em vigor. Caso sejam cometidas infrações as coimas podem ir até aos 2.500 euros.
Fonte: Público




Edward Snowden é orador convidado na 5.ª edição das conferências do Estoril: O vice-presidente da câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, confirmou que Edward Snowden vai participar através de vídeochamada nas Conferências do Estorial. A quinta edição está marcada para os dias 29 e 30 de maio.
Fonte: i

Snapchat vai atualizar interface da aplicação: Se nos próximos dias o Snapchat ficar diferente, não estranhe pois é o novo interface da aplicação. O destaque vai sobretudo para um renovado sistema de pesquisa, com uma maior presença visual e que além de facilitar a descoberta de novos contactos, também permitirá iniciar conversações de forma mais simples.
Fonte: Mashable

Opera lança um novo browser para testar novos conceitos: Implementar funcionalidades e design radicalmente diferentes entre produtos pode ser algo negativo na experiência de utilização para as pessoas. Por isso é que a Opera decidiu lançar um navegador à parte, o Neon, para testar novos conceitos de navegação online. Nesta primeira fase o Neon promete uma experiência que se assemelha um pouco a um ‘sistema operativo web’. O Opera Neon já pode ser experimentado em computadores Windows.
Fonte: TechCrunch

Nova ferramenta da Google permite reduzir tamanho das imagens sem perda de qualidade: Imagine uma imagem bonita, vibrante, mas que tem 1 megabyte de tamanho. Com a nova tecnologia RAISR essa mesma imagem preservaria toda a qualidade visual, mas teria apenas 250 Kb de tamanho. Esta ferramenta será importante para ajudar a tornar mais rápida a experiência de navegação na internet, sem que isso tenha um impacto na qualidade dos conteúdos.
Fonte: The Next Web