As agências espaciais europeia e russa, ESA e Roscosmos respetivamente, uniram-se para a concretização da missão ExoMars. O objetivo é perceber melhor quais as condições que existem em Marte e se possível encontrar sinais de vida. Um dos pontos críticos desta missão que vai decorrer durante a manhã são os chamados ‘minutos de terror’, uma expressão usada para definir o período no qual a sonda entra na atmosfera do planeta, faz a sua descida até ao solo e pousa. Se enviar um satélite para Marte, em 2016, ainda obriga os investigadores a passar por minutos de terror, será assim tão realizável que em menos de dez anos estejamos a enviar humanos para Marte?

Boa quarta-feira.

Acompanhe a chegada da missão de exploração ExoMars a Marte: A partir das 10H de Lisboa, a Agência Espacial Internacional vai começar a transmitir os bastidores que vão mostrar os momentos finais da viagem da missão ExoMars que tem como objetivo encontrar sinais de vida no planeta vermelho. Esta missão é constituída por dois elementos: o satélite Trace Gas Orbiter que vai ficar em órbita e uma sonda que vai pousar no solo, a Schiaparelli. A amartagem deverá acontecer às 14:48H de Lisboa.
Fonte: Motherboard / ESA




Equador admite ter cortado acesso à internet a Julian Assange: O fundador do Wikileaks ficou sem acesso à internet na Embaixada do Equador e agora o país explicou porquê: tem receio que Julian Assange divulgue mais documentos que possam influenciar as eleições norte-americanas. O governo do Equador diz que não quer ter influência nos resultados das presidenciais.
Fonte: The Verge

Versão de testes do Google Chrome agora também disponível no Android: O navegador de internet tem uma versão conhecida como Canary que dá aos seus utilizadores acesso a funcionalidades beta que podem ou não vir a integrar a versão final do Chrome. Até aqui o Chrome Canary só estava disponível para computadores, mas a Google decidiu aumentar a abrangência do projeto fazendo-o chegar ao Android.
Fonte: Engadget / Google Play

Apple deverá apresentar novos computadores Mac a 27 de outubro: Por agora não passa de um rumor, mas se for verdade então não faltará muito até que a confirmação chegue. A Apple deve atualizar a sua linha de equipamentos Macbook, com destaque para o Macbook Pro. O computador portátil pode perder as suas portas USB e deverá ganhar um painel OLED tátil junto ao teclado.
Fonte: Recode

Amazon pode criar serviço de distribuição de internet na Europa: A gigante do comércio eletrónico tem expandido cada vez mais o número de serviços que disponibiliza e muitos deles integrados na subscrição Amazon Prime. Para acelerar ainda mais a expansão deste serviço a Amazon estará a considerar tornar-se num operador de internet em alguns países da Europa. A escolha do ‘velho continente’ para esta aposta está relacionada com as regras menos rígidas do sector das telecomunicações que permitem, por exemplo, a utilização das redes de distribuição de outras empresas.
Fonte: The Information