“Trata-se de uma campanha nacional para mobilizar e consciencializar o país para a importância da literacia digital e da computação, enquanto mecanismos de inclusão para o conhecimento”, escreveu o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no comunicado onde anuncia a nova campanha. Este é um movimento importante por parte do Governo pois se a tecnologia será o denominador comum do futuro, então as linguagens de programação serão a forma de garantir que as pessoas estão em sintonia com essa realidade. É importante que cada vez mais jovens aprendam pelo menos os conceitos básicos da programação, mas não só: numa altura em que ainda há pessoas com dificuldade em encontrar emprego, a requalificação orientada para as novas tecnologias pode ser um caminho de crescimento para o país. E não esquecer: está lançado o desafio sobre o Ministério da Programação.

Bom fim de semana.

Movimento Código Portugal para ensinar a linguagem do futuro aos portugueses: Hoje vai ser oficialmente anunciada a iniciativa Movimento Código Portugal, promovida pelo Governo e que tenta atrair mais pessoas para a aprendizagem de linguagens de programação. Durante a semana de 5 a 11 de dezembro as instituições de ensino estão desafiadas para a organização de atividades relacionadas com a aprendizagem de ‘código’.
Fonte: Público




Samsung Galaxy S8 pode vir com 6GB de memória RAM: Já há dispositivos com esta quantidade de memória, como o OnePlus 3T e o Asus Zenfone 3 Deluxe, mas os 6GB de RAM seriam uma estreia em dispositivos móveis da Samsung. Os rumores também apontam para a possibilidade de a tecnológica sul-coreana disponibilizar uma versão do smartphone com 256GB de armazenamento.
Fonte: GSMArena

Primeira grande atualização para No Man’s Sky chega nas próximas semanas: O estúdio Hello Games confirmou que No Man’s Sky vai receber uma atualização denominada de Foundation Update. Esta atualização vai permitir aos jogadores criarem bases em alguns planetas. O estúdio independente já disse que este update não será o maior que No Man’s Sky vai receber, o que parece indicar uma aposta de médio prazo no título para a PlayStation 4 e PC.
Fonte: Polygon

Japão vai investir no super-computador mais potente do mundo: O ‘país do Sol nascente’ já foi no passado um dos principais centros tecnológicos do mundo. O Japão pretende recuperar essa aura e para isso vai investir quase 175 milhões de dólares no super-computador mais potente do mundo. O objetivo passará por usar as capacidades da máquina em diferentes campos de investigação como os veículos de condução autónoma, a robótica e a área da saúde.
Fonte: Reuters

Destino da Uber na Europa começa a ser ‘julgado’ na terça-feira: A partir da próxima semana os responsáveis da Uber vão ser ouvidos no Tribunal de Justiça da União Europeia. Em causa está a definição da empresa – se é apenas um serviço digital ou se é classificada mesmo como uma transportadora de passageiros. Dependendo da decisão, o destino da Uber na Europa pode ser significativamente alterado. Recorda-se que Portugal já está a preparar legislação própria para esta tipologia de serviços.
Fonte: Reuters