Enquanto em países como Portugal já existem mais de 40 mil crianças a aprender a programar nos primeiros anos do ensino, há países onde um simples caderno e uma caneta podem fazer toda a diferença. O projeto School in a Box pretende medir o impacto das tecnologias digitais móveis no desenvolvimento da criatividade e da participação dos alunos de regiões desfavorecidas. Hoje em vez do típico comentário do dia, fica um vídeo para conhecer melhor o projeto [devido a questões de privacidade não pode ser reproduzido abaixo].

Boa sexta-feira.

Projeto tecnológico vale a João Couvaneiro nomeação para melhor professor do mundo: É professor de História na Rinchoa, em Sintra, mas está envolvido no projeto School in a Box em Moçambique. É uma plataforma de ensino móvel, alimentada a energia solar, que permite mover uma sala de aula para locais remotos e que não têm acesso à rede elétrica. João Couvaneiro é o único português entre os 50 nomeados para o Varkey Foundation Global Teacher Prize, que elege o melhor professor do mundo.

Fonte: TSF




Evernote já não vai alterar os termos de utilização: A popular aplicação de notas e lembretes queria alterar os termos de utilização por forma a poder rever os registos feitos pelos utilizadores – tudo em nome do machine learning, dizia a empresa. A comunidade Evernote não gostou das novidades e rapidamente começou a questionar a decisão. O ‘barulho’ foi suficiente para a empresa reconhecer o erro e para tornar a funcionalidade em algo que os utilizadores podem aceitar fazer parte.
Fonte: PC World

Facebook lança ferramenta de denúncia de notícias falsas: Se encontrar um artigo com informação falsa no Facebook, será possível denunciar o conteúdo. Esta é uma das novas ‘armas’ que a rede social vai usar para limpar a plataforma de conteúdos que não têm base factual. A tecnológica norte-americana firmou ainda uma parceria com quatro organizações que vão ajudar a fazer a verificação dos factos das histórias que se tornam virais no Facebook.
Fonte: The Verge

Livro de Isaac Newton vendido por 3,7 milhões de dólares: É reconhecido como um dos mais influentes físicos e matemáticos de sempre, motivo pelo qual a primeira edição do seu livro Principia Mathematica foi vendida em leilão por 3,7 milhões de dólares. Este passa a ser o livro de ciência mais caro da História. O livro, publicado em 1687, é uma edição europeia e calcula-se que apenas 80 unidades foram impressas.
Fonte: Engadget




Atualização na Xbox One melhora dramaticamente a velocidade de downloads: Já está disponível uma atualização para a consola da Microsoft que apesar de parecer de rotina, acaba por ter um grande impacto. O update melhora a velocidade de downloads em 40% para os utilizadores com acessos à internet inferiores a 100 Mbps, mas quem tiver ligações acima dos 100 Mbps pode sentir melhorias na casa dos 80%. Este acaba por ser um aspeto importante pois os jogos digitais são cada vez maiores, ocupando várias dezenas de gigabytes de armazenamento, e esta atualização vai reduzir o tempo de download.
Fonte: The Next Web

BlackBerry e TLC oficializam parceria para a produção de smartphones: A empresa chinesa TLC já tinha sido responsável pelo fabrico de dois modelos, incluindo o DTEK 50, mas agora há um acordo oficial. A BlackBerry vai licenciar o seu software e a sua marca à TLC, o que a torna na prática no seu único parceiro de hardware. Resta saber o quanto tenciona a TLC investir na marca BlackBerry e de que forma isso vai afetar a marca Alcatel, por exemplo.
Fonte: Slashgear