Os carros com sistemas de condução autónoma entusiasmam. Olhamos para eles e de facto parecem representar o futuro. Existem algumas preocupações relativamente à segurança na estrada, mas com os testes e investimentos que estão a ser feitos estes ‘problemas’ vão acabar por desaparecer. Mas depois existe outra questão que poderá vir a condicionar o carro dos futuros. À medida que são mais dependentes de software e se parecem cada vez mais com um computador, ficam também mais à mercê dos piratas informáticos. A Keen Security Lab conseguiu tomar conta de vários elementos de um Tesla Model S sem necessitar de estar dentro do carro. E este não é o primeiro – nem será o último – veículo a ser ‘pirateado’. Não basta ensinar os carros a conduzirem sozinhos, é necessário dar-lhes uma camada extra de proteção.

Boa terça-feira.

Startup portuguesa desenvolve boia gigante que gera energia elétrica: A Composite Solutions desenvolveu em parceria com a empresa sueca Corpower Ocean uma bóia com 11 metros de comprimento que é capaz de gerar três vezes mais energia do que uma ventoinha eólica. O segredo está na sua fixação no fundo do mar e na capacidade de gerar eletricidade a partir da energia das ondas. O primeiro protótipo está construído, pesa três toneladas, foi desenvolvido em Portugal e será agora testado na Suécia.
Fonte: TSF


Nova contagem de caracteres no Twitter já está ativa: A partir de agora as fotografias, os vídeos, os GIFs, os inquéritos e os retweets já não vão contar para o limite de 140 caracteres. É uma solução prática que o Twitter encontrou para ‘aumentar’ o tamanho das mensagens dos utilizadores, mas sem mexer no número ‘mágico’ que ajudou a definir a estrutura da rede social.
Fonte: The Next Web

Google confirma evento para o dia 4 de outubro: Quase um mês depois de a Apple apresentar os seus novos iPhone, será a vez da Google mostrar quais as suas propostas no segmento do hardware. Ao que tudo indica serão revelados dois smartphones coproduzidos com a HTC – o Pixel e o Pixel XL -, mas também deverá haver novidades sobre a iniciativa Daydream e sobre a coluna Home.
Fonte: The Verge

Investigadores conseguem hackar carro da Tesla à distância: Os elementos do Keen Security Lab demonstraram num vídeo que era possível ganhar acesso a vários elementos do veículo, mesmo sem ser necessário estar dentro dele – ainda que uma curta distância fosse requerida. As técnicas de invasão também funcionavam enquanto o carro estava em andamento. A Keen Security Lab divulgou as vulnerabilidades à Tesla Motors que entretanto já emitiu uma atualização de software que corrige os problemas.
Fonte: Keen Security Lab

Facebook comprou startup de gadgets modulares Nascent Objects: A jovem empresa norte-americana permite construir gadgets de forma simples e com recurso à impressão 3D. Agora a Nascent Objects vai ser integrada no Building 8 do Facebook, o edifício dedicado aos projetos secretos de hardware que a tecnológica tem desenvolvido. O grande interesse poderá estar justamente na possibilidade de desenvolver novos gadgets num curto espaço de tempo, mas o Facebook também pode acabar por tentar uma solução mais virada para o consumidor.
Fonte: Recode

Sem mais artigos