A invenção da World Wide Web como todos a conhecemos aconteceu em 1989. Não deixa de ser curioso e até irónico que o criador do conceito receba um dos mais importantes galardões na área da tecnologia quando o próprio está a criticar caminho que o mundo online está a percorrer. O HTML, o HTTP e o URL continuam a funcionar de forma exemplar, a questão está na forma como os conteúdos que são publicados na internet estão a ‘intoxicar’ algumas plataformas online e estão mesmo a prejudicar a vida de várias pessoas. Qualquer altura é boa para receber um prémio que distingue uma das mais importantes inovações dos últimos tempos e pode até ter chegado em boa altura – quem sabe se as críticas de Tim Berners-Lee ganham força e ajudam a protagonizar uma maior reflexão sobre temas como os discursos de ódio na internet, o uso de ferramentas online para crimes e até a questão das notícias falsas.

Boa quarta-feira.

Especificações da próxima Xbox vão ser conhecidas na quinta-feira: Às 14 horas de Lisboa a publicação Digital Foundry vai revelar aquelas que serão as especificações da consola de nova geração da Microsoft. Até aqui conhecido como Project Scorpio, sabe-se que vai muito provavelmente tornar-se na consola doméstica mais potente do mercado. A próxima Xbox conseguirá atingir os 6 teraflops de potência, quando a rival PlayStation 4 Pro ‘fica-se’ pelos 4,2 teraflops.
Fonte: Digital Foundry [Twitter]




Verizon clarifica que a marca Yahoo vai perdurar: Tal como já tínhamos referido, uma das principais vantagens da aquisição da Yahoo é o forte poder que a marca ainda tem no mundo digital. A Verizon confirmou que vai fundir a AOL e Yahoo numa nova empresa, chamada Oath, mas que esta nova entidade vai funcionar como uma empresa-mãe, à semelhança do que a Alphabet representa para a Google por exemplo. A marca e os produtos da Yahoo, assim como os da AOL, vão por isso manter os seus respetivos nomes.
Fonte: The Verge

Twitch começa oficialmente a vender videojogos: A plataforma de streaming já tinha anunciado que a comercialização de videojogos era um passo que seria dado em breve. Desde ontem que o Twitch permite que os seus utilizadores comprem jogos diretamente a partir dos canais, das transmissões e de outras páginas dedicadas que existem na plataforma. O catálogo do Twitch é por agora reduzido – ronda os 50 jogos e inclui nomes como Firewatch, Broken Age, For Honor e Ghost Recon: Wildlands -, mas devido à forte influência dos seus streamers, pode acabar por ser um canal importante de venda.
Fonte: Gamasutra

Tim Berners-Lee distinguido com o prémio A.M. Turing: É um dos mais prestigiantes prémios na área da tecnologia e foi atribuído à pessoa que é considerada como o ‘pai’ da internet. Tim Berners-Lee foi a escolha deste ano da Association of Computing Machine para o prémio A.M. Turing. Além do gabarito da distinção, Tim Berners-Lee ganha ainda um prémio monetário no valor de um milhão de dólares. O galardão é atribuído numa altura em que o próprio investigador britânico considera que a internet que ajudou a construir está a passar uma fase mais difícil.
Fonte: CNet

Amazon pode ter que devolver 70 milhões de dólares aos consumidores: A tecnológica chegou a acordo com a Comissão Federal do Comércio dos EUA (FTC na sigla em inglês) num caso onde era acusada de ter facilitado nas compras em aplicações feitas por crianças. Em causa estavam aquisições que foram feitas por menores de idade sem o consentimento dos pais. A Amazon pode ter que devolver um total de 70 milhões de dólares às pessoas afetadas. Também a Apple e a Google já passaram por situações semelhantes, tendo igualmente chegado a acordo com a FTC.
Fonte: PCWorld