Os carros com sistemas de condução autónoma tornaram-se num dos grandes temas tecnológicos de 2016. Aquilo que parecia uma realidade ainda a vários anos de distância já está a ser concretizada na prática por algumas empresas como a Tesla e a Uber. E justamente estas duas empresas sabem que o futuro da mobilidade vai muito além dos carros particulares. O futuro da mobilidade inteligente também terá de passar pelo transporte de mercadorias, transporte de passageiros e viagens de longo percurso. Do lado da Tesla já foram revelados planos para criar mini-autocarros autónomos. A Uber vai querer apostar mais no segmento da logística, uma área que sobretudo nos EUA tem sido bastante testada pela sua frota de veículos.

Boa quarta-feira.

Uber vai começar a testar camiões autónomos no próximo ano: Em maio a Uber comprou a Otto, uma empresa norte-americana que está a desenvolver kits de condução autónoma para camiões. A Otto confirmou que vai aumentar a sua frota de veículos de seis para 15 já no início de 2016 e vai começar a testar as suas tecnologias na movimentação de mercadorias. O objetivo não passa apenas por a Uber ter presença neste sector, mas também por vender a tecnologia a outras empresas.
Fonte: Reuters




Moscovo começa a afastar-se das tecnologias da Microsoft: O presidente russo, Vladimir Putin, fez um alerta sobre a necessidade do país precisar de ficar menos dependente de tecnologia estrangeira. A cidade de Moscovo já está a responder a esse pedido e vai começar a trocar algumas ferramentas da Microsoft. O Exchange Service e o Outlook vão dar lugar a uma ferramenta de email desenvolvida na Rússia. Estima-se que mais de 600 mil computadores farão a troca. E fica a possibilidade de também o Windows e o Office serem trocados no futuro, ainda que não haja por agora um plano concreto nesse sentido.
Fonte: Bloomberg

Há atividade tectónica em Mercúrio: Até aqui o planeta Terra era o único no Sistema Solar onde tinha sido registada atividade nas placas tectónicas, mas investigadores do Instituto Smithsonian dizem ter encontrado indícios que de que Mercúrio também está ‘vivo’. Os investigadores acreditavam até aqui que o núcleo do planeta já tinha arrefecido há vários milhões de anos, mas esse processo pode estar ainda a decorrer.
Fonte: Nature

In the Robot Skies é o primeiro filme filmado integralmente com drones autónomos: Quando estrear em outubro, não haverá uma única imagem deste filme que tenha sido gravada com uma câmara de mão e com a ajuda de um humano. In the Robot Skies é uma ‘película’ que pesa os prós e contras de um mundo controlado por tecnologias de reconhecimento e foi totalmente gravado por drones autónomos. Os movimentos das filmagens eram programados previamente.
Fonte: Engadget

Beyond Good and Evil 2 pode estar em desenvolvimento: A sequela ao popular título da PlayStation 2 foi anunciada em 2008, mas desde então a Ubisoft nunca mais se pronunciou de forma clara sobre o videojogo. Agora surgiu uma imagem no Instagram que parece dar conta da possibilidade de o jogo estar em desenvolvimento. A imagem foi partilhada por Michel Ancel, o responsável de design do primeiro título.
Fonte: Polygon