A estação pública de televisão vai estrear no dia 29 de abril a marca e o formato RTP Arena eSports, um novo espaço dedicado aos desportos eletrónicos. O anúncio foi feito pelo canal nas redes sociais e nas suas páginas online.

“A RTP Arena eSports […] terá uma forte presença digital com plataformas de emissão, site e web série. A RTP Arena eSports será o canal digital da transmissão dos jogos”, pode ler-se na descrição do projeto.



Neste canal digital haverá a transmissão, em direto e em diferido, de ligas nacionais e internacionais de desportos eletrónicos. Para já está confirmada a transmissão das fases mais importantes da Liga Portuguesa de League of Legends (LPLoL). O portal online servirá ainda como fonte de informação sobre os eSports e vai conter tutoriais e notícias sobre esta temática.

Mas os eSports também vão chegar à RTP 1 e à RTP 3 com “um magazine semanal pensado para alcançar o target de aficionados e jogadores”. Este programa terá uma duração de 25 minutos, refere uma apresentação disponibilizada pela RTP, e vai falar de notícias e eventos organizados à volta do universo dos eSports a nível nacional e internacional.

O anúncio está a ter um forte impacto nas redes sociais com a publicação principal a amealhar milhares de interações:

Na plataforma da RTP será ainda disponibilizada uma série Web chamada Os Jogadores.  A série é ficcional e não documental, e vai retratar o percurso de um jovem jogador até à final europeia de League of Legends, mas abordará temas como o papel das novas tecnologias no desenvolvimento dos jovens.

A RTP é assim o primeiro canal em sinal aberto a fazer uma aposta clara na tendência que são os desportos eletrónicos. Um relatório da PricewaterhouseCoopers conhecido esta semana prevê que em 2016 os eSports venham a ser uma indústria de 500 milhões de dólares, o equivalente a 445 milhões de euros.

Se o valor é significativo, há um outro dado que mostra o crescimento dos desportos eletrónicos: no espaço de um ano os eSports tiveram uma valorização superior a 40%, de acordo com o mesmo relatório.

A RTP Arena eSports já tem o site ativo, mas ainda não disponibiliza qualquer conteúdo sobre esta nova aposta.