Samsung Galaxy A72 00

No que diz respeito a telemóveis, é inegável que a Samsung é uma das marcas com maior variedade de dispositivos. Mesmo tendo já reduzido a variedade de modelos que outrora tinha, a marca sul-coreana continua a ter opções que agradam a todos os gostos e carteiras. Este ano apresentaram o Galaxy S21, o modelo mais básico da sua linha de topo, que teve uma atenção especial de forma a reduzir o seu custo sem reduzir a sua potência, sendo essa a prioridade da linha Galaxy S. Contudo, a Samsung também tem a linha Galaxy A, uma oferta de equipamentos que dão prioridade ao seu custo face à sua potência.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Com uma nova geração de telemóveis a chegar, a Samsung apresentou-nos o Galaxy A72, o modelo mais avançado da linha Galaxy A. Sendo que esta linha tenta oferecer o máximo a um custo reduzido, como será que se compara com a nova estratégia da linha Galaxy S que tentou oferecer também o melhor?

Principais características Samsung Galaxy A72

Samsung

Samsung Galaxy A72


Cores disponíveis: Preto, Branco, Violeta e Azul

Peso: 203g

Dimensões: 165.0 x 77.4 x 8.4mm

Android 11 ecrã de 6.7\\'\\' Super AMOLED FHD+ (1080x2400)

Processador: Octa-Core 2.3 GHz, 1.8Ghz

Memória máxima: 128GB + 6GB RAM 

Camera traseira:

Sensor de 64Mp + 8PM (Telezoom) + 12 MP (Grande Angular) + 5MP (Macro). Suporta zoom ótico 3X e digital 30X. Gravação de vídeo [email protected]  

Camera Frontal: 

32 MP

Ligação USB-C e entrada de audio 3.5mm

Bateria: 5000mAh e Fast Charging

P.V.P.: 479,90 €

O Samsung Galaxy A72 pretende oferecer a melhor relação qualidade-preço, oferecendo aquilo que de melhor a Samsung tem a um preço apelativo à maioria. Com um fantástico ecrã de 6.7” que oferece uma fantástica qualidade graças à tecnologia da Samsung, Super AMOLED. As cores são vibrantes e com cores primárias bastante fieis.

Este modelo aproveita o seu tamanho para armazenar uma enorme bateria de 5000 mAh garantindo que o dispositivo tenha energia durante o dia todo, de forma a satisfazer até os utilizadores mais exigentes. Além disso, o dispositivo suporta o carregamento Fast-Charging de 25W permitindo que este volte à sua potência máxima num curto espaço de tempo.

Com um design elegante como é conhecido da marca, o Galaxy A72 conta com quatro câmaras traseiras e uma frontal, com características que garantem que o utilizador poderá tirar “aquela fotografia” independentemente das condições. O equipamento conta com uma câmara de 8 MP para telefotografia, uma normal, de 64 MP, para todas as situações, uma grande angular de 12 MP para aqueles espaços apertados e uma câmara Macro de 5 MP que possibilita a exploração do mundo macroscópico. As câmaras de telefotografia e principal contam também com um estabilizador ótico que garante que mesmo em situações de pouca luz as fotografias raramente fiquem tremidas. A câmara frontal conta com uns impressionantes 32 MP e promete selfies nítidas e com uma alta resolução que irão elevar o nível das fotografias para as redes sociais.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A construção do Galaxy A72 conta com a classificação IP67, tendo resistência à água e pó e com capacidade de aguentar até 30 minutos debaixo de água até à profundidade de um metro. Não tornando o equipamento à prova de água, garante que não se irá estragar caso ocorram pequenos acidentes.

Contando com o poder do sistema operativo Android 11 com a nova versão da One UI, otimizando a sua utilização para o ecossistema Samsung e implementado um conjunto de melhorias inteligentes que irão aumentar a performance do equipamento mesmo em sessões de jogo mais exigentes.
Adicionalmente, as camadas de segurança Samsung Knox aliadas ao sistema biométrico de leitura de impressão digital no ecrã do Galaxy A72 garante uma elevada segurança de utilização sem abdicar da comodidade de utilização.

Excelente oferta, fantástico preço!

Independentemente do gosto de cada um, seja a nível de sistema operativo ou de marca de dispositivos móveis, algo inegável é a elevada qualidade de hardware que a Samsung consegue colocar nos seus equipamentos. Começando pelo ecrã, mesmo não sendo tecnicamente o mais avançado, apresenta uma imagem incrível, cheia de cor e vibrante. Mesmo que a nível técnico esteja limitado a uma taxa de refrescamento fixo de 60 Hz ou 90 Hz, a sua fluidez é notória e bastante satisfatória. A sua construção, mesmo sendo de plástico, não transmite a sensação de algo barato, sendo agradável ao toque e com um bom factor para quem gosta de smartphones deste tamanho.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Apesar do seu interior não contar com os mais avançados processadores, está bastante bem integrado com o software que, graças à otimização e simbiose com a camada da Samsung, consegue controlar os diferentes processos de forma a otimizar o seu desempenho de acordo com a sua utilização. Dessa forma, o Galaxy A72 consegue executar todos os jogos disponíveis na Play Store sem qualquer dificuldade. Adicionalmente, dado contar com os protocolos Wi-Fi, torna-se um fantástico equipamento para ser utilizado com o GamePass da Xbox, principalmente devido ao seu fantástico ecrã sem notch e com um simples “furo” para a câmara frontal.

A nível de câmaras, o Galaxy A72 encontra-se bastante a par dos equipamentos mais modernos da Samsung, tanto nos seus pontos positivos como negativos. A sua câmara frontal conta com uma resolução de 32 MP com capacidade para tirar excelentes selfies para aqueles que assim o desejam. A qualidade é bastante notória, sendo possível obter imagens nítidas na maioria das tentativas. Na sua parte traseira o equipamento conta com quatro câmaras construídas não só para serem utilizadas em situações específicas mas também para se integrarem quando necessário.

Como começa a ser norma no mercado atual, as três principais câmaras são compostas por lentes para a fotografia dita normal, para fotografias de grande angular e para telefotografias. Entre estas opções, o equipamento consegue um zoom ótico de 3x e um zoom digital de 30x. No entanto, à semelhança do que ocorria com o Samsung Galaxy S21, quando utilizamos o zoom digital em níveis elevados as fotografias ficam sem qualidade aceitável, tornando-se mais uma “brincadeira” que uma característica útil.

No entanto, uma “brincadeira” que acaba por ter alguma utilidade é a existência da quarta lente para fotografias Macro. Neste modo temos a distância focal da fotografia bastante reduzida, permitindo tirar fotografias ao Macro-Mundo com um fantástico detalhe, permitindo aos mais criativos criar imagens verdadeiramente surpreendentes e únicas. Mesmo assim, é necessário ter em mente que este tipo de fotografia pode ser um pouco mais difícil de utilizar em condições sub-ótimas, como situações com muito movimento ou com pouca luz.

Na maioria dos testes feitos é possível obter, na grande maioria das vezes, boas fotos em qualquer dos modos, tendo as fotografias o típico tratamento de imagem da Samsung o que torna as imagens mais saturadas e vibrantes. Este factor poderá agradar a alguns e desagradar a outros, mas existe sempre a possibilidade de se tirar fotografias em formato RAW para depois serem editadas ao gosto do artista.

rating recomendado

Considerações Finais

Com o lançamento da versão base do Galaxy S21, verificou-se uma vontade por parte da Samsung de reduzir os custos dos seus equipamentos de forma a conseguir oferecer uma fantástica experiência com um preço mais baixo e apelativo para o consumidor. No caso da linha Galaxy A, notou-se um esforço por aumentar a oferta sem se mexer no preço.

Sendo esta estratégia excelente para o consumidor, poderá acabar por prejudicar a venda de certos modelos da marca Sul-Coreana. Dada a relação qualidade-preço do Galaxy A72, torna-o uma fantástica opção para aqueles que queiram um ótimo equipamento, tendo características muito próximas do Galaxy S21 que certamente serão facilmente abdicadas dado reduzirem o preço para praticamente metade. Os utilizadores que queiram o melhor que a Samsung tem para oferecer, sem preocupações do preço irão certamente para o Galaxy S21 Ultra, o mais avançado equipamento da marca. Isso faz com que o Galaxy S21 fique num ponto mais ingrato, tendo melhores características que o Galaxy A72 mas que serão difíceis de justificar o dobro do preço para a maioria dos consumidores.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O Samsung Galaxy A72 é certamente uma das melhores opções para qualquer utilizador que queira um equipamento no ecossistema Samsung, com características muito próximas dos equipamentos de topo mas com um preço mais apelativo que estes.

patreon