A Samsung foi das primeiras tecnológicas a fazer um investimento sério no segmento da realidade virtual com os óculos Gear VR. O dispositivo vai na sua segunda versão comercial, mas uma terceira pode estar já ao virar da esquina.

A confirmação foi dada pelo vice-presidente da Samsung Electronics, Sung-Hoon Hong, durante o evento Virtual Reality Summit em San Diego, nos EUA. Aí o executivo da tecnológica sul-coreana confirmou que uma nova versão dos Gear VR vai ser apresentada “muito em breve”, cita a publicação Wearable Zone.




Mas de todos os pontos, talvez este seja aquele que acaba por ter menor relevo. Sung-Hoon Hong anunciou ainda que a Samsung está a desenvolver dois motores de realidade virtual – um será para os novos Gear VR, o outro terá como destino um equipamento de realidade aumentada.

“A realidade aumentada tem muito mais desenvolvimento de negócio para a Samsung. É para aí que estamos a apontar”, afirmou o executivo sul-coreano.

Sung-Hoon Hong não revelou detalhes sobre o equipamento, mas disse que numa escala de quatro níveis, a qualidade das experiências de realidade aumentada da Samsung já estão no nível 3, permitindo uma maior interação com os objetos digitais.

“A tecnologia de hologramas da Samsung é muito, muito realista. Parece mesmo tocável”.

A gigante asiática viu protótipos dos Microsoft HoloLens e também do equipamento que a Magic Leap está a desenvolver, tendo aprendido com os dois. Uma parceria com a Magic Leap é algo que também está em cima da mesa, confirmou também o vice-presidente da Samsung.

A Samsung é assim mais um nome grande da indústria a mostrar interesse na realidade aumentada. Este será ao que tudo indica mais uma área onde a empresa vai bater-se diretamente com a Apple. Resta saber qual das duas vai chegar primeiro ao mercado.