Dia 4 de fevereiro do ano 2000. Já foi há mais de 18 anos que saiu a primeira versão do sandbox publicado pela Electronic Arts e na altura responsabilidade do estúdio Maxis, tendo mais tarde transitado para a o The Sims Studio. De acordo com o artigo publicado em 2016 pelo The Strong  -National Museum of Play nos Estados Unidos, a série publicada no início do milénio tinha vendido até a data perto de 200 milhões de cópias e estava disponível em 60 países e mais de 20 línguas diferentes, fazendo de The Sims a franchise de jogos para PC que melhor vendas obteve.

Desde o ano 200 o simulador já contou com mais 3 versões, saindo do ambiente PC e chegando também as consolas. A última versão, publicada em 2014, está disponível para PC, MAC, PlayStation 4 e Xbox One.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

The Sims 4 já conta 5 expansões, 5 game packs e 14 stuff packs. No próximo dia 16 de novembro The Sims 4 vai receber uma nova expansão: Get Famous. Para marcar o lançamento da expansão, a EA organizou, em Londres, o The Sims Camp 2018. O evento contou com a presença de developers, membros da comunidade, influencers e game changers (membros da comunidade de The Sims que contribuem de forma direta para o desenvolver do jogo da EA). O FUTURE BEHIND também esteve presente e teve a oportunidade de falar com Dave Miotke (@SimGuruNinja) e James Turner (@JamesTurnerYT) sobre a nova expansão e o futuro de The Sims 4.

 

 

Get Famous: A nova realidade

Se no passado o sonho era ser bombeiro ou bombeira, piloto, princesa, veterinário ou veterinária agora o sonho de grande parte dos jovens passa por ser famoso ou famosa. Cada vez existem mais celebridades e não importa em que área trabalham, todos nós conhecemos pelo menos um médico, um ator, um modelo, um youtuber, um atleta, um músico ou até mesmo alguém que é conhecido apenas por ser conhecido. The Sims 4 sendo, aquilo a que podemos chamar, um simulador da vida humana, das experiências que temos segue também esta tendência e apresenta-nos a expansão Get Famous.

Nesta nova expansão vamos poder levar o nosso Sim a fama, não importando a profissão que temos ou se mudamos de profissão a meio da vida do Sim que estamos a controlar. Como disse Dave Miotke em conversa com o FUTURE  BEHIND, “não existem formas corretas ou erradas de jogar The Sims, existem sim formas diferentes, por isso o jogo não vai prejudicar alguém que quer mudar de carreira ou que um determinado tipo de carreira. O jogo não reconhece onde conseguiste a tua fama, apenas que és famoso”.

A conversa com Dave Miotke continuou e ficamos a perceber um pouco sobre o presente e o futuro do título da EA.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Future Behind (FB) – Parque a expansão Get famous?

Dave Miotke (DM)- O estilo de vida das celebridades, a procura pela riqueza e pelo estatuto é um tema universal e é algo que The Sims 4 ainda não tinha por isso pareceu algo que se iria enquadrar de forma natural no nosso jogo.

FB – Na nova expansão, existe um drone. O que é que vamos poder fazer com ele? E o que é que há mais?

DM – Bem, estamos a adicionar novos objetos com a expansão Get Famous que se enquadram perfeitamente no estilo de vida de streamer. É bastante interessante porque quando falamos em caminhos para a fama… Se estivéssemos a ter esta conversa há 5 anos atrás penso que ser streamer não faria parte dessa lista, mas ao olharmos através de uma perspectiva moderna para os caminhos que podemos seguir para encontrar a fama percebemos que ser streamer ou produzir conteúdos multimédia é um dos caminhos que podemos seguir hoje em dia.

Nesse sentido temos alguns objetos vão nesse caminho. Um deles é a vídeo production station e outro o drone. Ambos os objetos podem ser usados para fazer stream dos mais diversos tópicos, e o Sim vai poder pesquisar qual o tópico que está a ser mais procurado para que assim ganhe mais seguidores nas redes sociais, mas claro, se escolherem mal o tema poderão também perder seguidores. Poderão também adicionar efeito de pós-produção aos vídeos.

O streaming drone eleva a produção de vídeo a um patamar superior. É basicamente um operador de câmara, poderão ter o drone a seguir o vosso Sim e a filmar as suas aventuras ou podem mesmo pedir ao drone para seguir um Sim específico ou mesmo programá-lo para voar por todo o bairro… pensem nele como um paparazzi robô (risos).

FB – Quais são as expectativas para esta nova expansão?

DM – Estou ansioso para que toda a comunidade Sims possa começar a jogar, penso que uma das melhores coisa sobre esta expansão é que oferece suporte em todos os outros packs e expansões. Ou seja, existem centenas de interações e algumas carreiras que já existem em The Sims 4 que o jogador espera que possam levar a fama, nós esforçamo-nos ao máximo para ter a certeza que tudo o que já existe vai funcionar em conjunto com a nova expansão Get Famous. Isto também me deixa bastante excitado em relação ao futuro, pois significa que qualquer pack que venhamos a fazer ou mesmo mods feitos pela comunidade passem a adaptar-se perfeitamente neste Get Famous.

FB – The Sims 4 também está quase a receber um free update que trará as Terrain tools, a comunidade de jogadores já estava a pedir esta esta atualização?

DM – A comunidade não estava a pedir, de forma ativa, esta atualização. Muito devido às expectativas que criamos no passado. Dissemos a comunidade para não esperar por esta atualização, às terrain tools não eram uma característica fácil de adicionar ao jogo. Foi de facto muito muito difícil de conseguir, mas as estrelas alinharam-se… Conseguimos criar esta ferramenta e surpreender a comunidade com esta atualização.

The Sims 4 já é um jogo com quatro anos, acho que as pessoas não estavam à espera de algo que viesse mudar o jogo desta forma, especialmente numa atualização gratuita. Estou muito ansioso para ver as builds (construções) que a comunidade vai começar a fazer com esta nova atualização.

FB – Como disseste o jogo foi lançado em 2014, tem 4 anos. Há ainda muito para conseguir com The Sims 4 ou a EA está a preparar uma grande surpresa para os próximos tempos?

DM – Estamos sempre a trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo (we always have multiple irons in the fire), temos algumas coisas muito porreiras planeadas para um futuro próximo, mas também algo mais a longo prazo. O futuro é bastante brilhante, ainda existe muita vida em The Sims 4 e vamos continuar a oferecer suporte e continuar a fazer novos packs fantásticos enquanto a comunidade assim o desejar.

FB – Acontece muito em The Sims, ter uma expansão numa edição passada do jogo e trazer essa mesma expansão para The Sims 4. Estão a planear trazer todas as expansões de The Sims 3 para o 4?

DM – Não diria, necessariamente, que estamos a planear em trazer todas as expansões de The Sims 3 para The Sims 4. Estamos constantemente a pensar em reinventar o jogo, trazer algo de novo. Mesmo que seja um tema que já teve presente em edições passadas do jogo vamos tentar trazer esse tema mas dar-lhe uma perspetiva nova. Um grande exemplo são os packs Dine Out e Vampires, é algo que já tínhamos feito no passado, mas ao trazer esses temas para The Sims 4 fizemo-lo de uma nova maneira. Não queremos ser previsíveis, queremos surpreender a comunidade e queremos que os jogadores apreciem estes temas enquanto estão a jogar.

FB – Alguma surpresa para os jogadores nos próximos meses?

DM – Claro. Absolutamente, temos algumas surpresas preparadas para os jogadores. Não posso falar de coisas específicas, mas posso dizer que vão estar a sorrir brevemente.

FB – O online gaming é algo grande nos dias de hoje. Vamos poder ter uma vertente de online multiplayer em The Sims? É possível?

DM – Tecnologia é tecnologia, tudo é possível. Mas isso não é algo que estejamos, neste momento, a pensar em integrar no jogo.

FB – A comunidade de jogadores tem vindo a pedir uma expansão que desse a oportunidade ao Sim de seguir uma carreira académica, de ir para a universidade. Podemos esperar algo assim?

DM – Claro. Nós temos uma lista de temas que são muito requisitados pela comunidade, o futuro vai ser bom. Como disse não posso falar em conteúdo específico, mas ouvimos a comunidade e temos listas internas que usamos para encontrar os temas que serão explorados. Vamos surpreender-vos.

FB – Por fim, uma questão mais profunda Dave, quais são os teus maiores sonhos para o mundo de  The Sims?

DM – Upf… Criar não só variedade de conteúdo mas entregar esse mesmo conteúdo a velocidade pretendida pelos jogadores. O que realmente amo em relação ao The Sims é o quão diverso o jogo é, da forma como o podes jogar. Não existe forma correta ou incorreta de jogar The Sims e por isso existem muitas formas diferentes de jogar.

Isto é muito bom mas muito mau. É bom porque não existem muitos jogos que consigam fazer isso, o nosso jogo é um sandbox, nos damos as ferramentas aos jogadores e eles criam as histórias como querem. Por outro lado, é mau porque torna a tarefa de lançar algo que todos vão gostar muito difícil, não só precisamos de ter muito e diferente conteúdo para satisfazer todos os nossos jogadores mas também temos que entregar esse conteúdo rapidamente para manter a comunidade ligada ao jogo e feliz. É isto que tenho em mente para o futuro… Formas de continuar a melhorar a qualidade do conteúdo que lançamos ao mesmo tempo que melhoramos a rapidez com que lançamos esse mesmo conteúdo.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O FUTURE BEHIND não se ficou por aqui e esteve à conversa com um dos Game Changers. No seu canal de Youtube (The Sim Suply) conta com mais de 1 milhão de subscritores sendo um dos nomes fortes da comunidade The Sims. James Turner falou com o FUTURE BEHIND e contou-nos o que espera da nova expansão e do futuro de The Sims 4.

Future Behind (FB) – Já tiveste a oportunidade de jogar a expansão Get Famous, o que é que esperas?

James Turner (JT) – Primeiro que tudo tenho que jogar mais (risos), mas parece que vais conseguir ir mesmo a um estúdio de cinema e gravar séries televisivas ou mesmo anúncios. Vai ser bastante divertido, bem mais que ter uma carreira normal em que o teu Sim desaparece durante o dia e só volta a noite.

Ainda não joguei muito, mas penso que pode ser interessante caso te tornes uma celebridade onde vais ter muita atenção, mas ao mesmo tempo tens a tua família e tens que saber lidar com isso… Os fãs, os paparazzi. Vai ser interessante ver como é que lidamos com isso.

FB – Existem diferenças entre jogar num Pc/Mac ou numa PlayStation 4 / Xbox one ?

JT – Não existem muitas diferenças, são bastante semelhantes. A grande diferença é a forma de jogar, comando ou teclado e rato mas a EA mencionou que vai lançar compatibilidade de rato e teclado para as consolas. O que vai tornar tudo bastante idêntico. O que é ótimo porque jogar com teclado e rato é bem mais fácil.

 

FB – Terrain Tools ou Get Famous?

JT – Terrain Tools, sem dúvida! 100% (risos). Eu adoro fazer construções e esta atualização vai mudar a forma como o posso fazer e o que posso fazer. Também estou ansioso para o Get Famous, mas Terrain Tools vai estar disponível numa atualização gratuita e é uma atualização enorme!

FB – A EA vai lançar Get Famous, mas muitos fãs estão a pedir o lançamento de uma “University Expansion”. Pensas que ainda vai ser possível ter algo assim em The Sims 4?

JT – Não há forma de não o fazer. Tem que ser lançado, foi lançado nos dois jogos anteriores… a EA tem que o fazer. Mas repara, todas as expansões que a EA lance que não seja a universidade vão fazer com que toda a gente se pergunte onde é que anda a universidade.

FB – Ou seja, o hype vai ser tão grande que quando for lançada toda a gente vai comprar?

JT – (risos) Sim, mas como as coisas estão vai ter que ser mesmo muito bom. A fasquia já está muito alta.

FB – E em relação a uma versão multiplayer de The Sims 4, o que é que achas? Ia ser bem recebido?

JT – Isso era fantástico! Não sei se viste mas recentemente alguém fez um mod para o The Sims 4 multiplayer que ter deixava jogar com um amigo que estivesse noutro local e estavam os dois no mundo de The Sims 4. Tinha muitos bugs e era muito difícil de utilizar o jogo mas era muito divertido, era algo que adorava ver a EA a fazer. Até porque em The Sims 4 tens os bairros e poderias ter várias pessoas a viver nos bairros, era muito bom se a EA o fizesse.

O que há de novo em Get Famous

Quando estamos no processo de criar um novo Sim vamos ter acesso a novos penteados e novas roupas que realmente realçam as novas key features e aspirações deste novo pack. A expansão traz um novo trait e duas novas aspirações: Ser uma Celebridade ou Ser Actor. Em conjunto com estas novidades, são várias as novas opções de vestuário e cabelo. Vestidos casuais e formais – mas sempre perfeitos para os paparazzi, novos acessórios e o famoso rainbow hair.

E no modo de construção? E se vos disséssemos que os vossos sonhos de mansão podem tornar-se realidade? Finalmente, podem construir o vosso walk-in closet. São vários os novos itens que vos permitem criar o armário de sonho. Para além disso, o estúdio responsável por The Sims 4 apostou no detalhe dos itens de luxo: sofás, mesas de café, cadeiras de jantar, quadros e outros itens de luxo que vão dar um toque de extravagância a vossa nova casa.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Contudo, a extravagância paga-se cara. Terão que ter cuidado para ter a certeza que o vosso Sim não se deixa levar pelas facilidades da fama e mantém os pés bem assentes na terra. Mas, tal como na vida real, se apostarem nas carreiras da forma certa (talvez com a ajuda de um agente – sim, outra possibilidade no Gameplay), podem chegar ao topo.

Durante o Sims Camp tivemos ainda a oportunidade de experimentar o evento de Halloween de The Sims Mobile e ainda uma uma vertente AR de The Sims FreePlay, ambos já disponíveis para download. A EA quer dar ao fãs da série The Sims a possibilidade de jogarem em qualquer lugar e de qualquer forma. Caso queiram experimentar a vertente de realidade aumentada de The Sims FreePlay basta completar o tutorial inicial do jogo.

E vocês estão ansiosos para poder jogar The Sims 4: Get Famous? Enquanto não o podem fazer fiquem com alguns vídeos do Games Changers presentes no evento da EA em Londres e fiquem atentos ao FUTURE BEHIND porque no início de novembro vamos ter mais surpresas The Sims 4.

N.R.: O Future Behind esteve presente no evento Sims Camp a convite da EA Portugal.

 

 

Sem mais artigos