A plataforma online é um dos principais destinos para quem quer encontrar modelos 3D de diferentes categorias: sejam gadgets, animais, digitalizações tridimensionais, objetos, veículos, entre outros. Aproveitando o vasto portfólio de conteúdos digitais que tem na sua plataforma a Sketchfab decidiu fazer uma maior aposta na realidade virtual.

Na prática está a adicionar um modo de visualização VR a uma grande parte dos seus conteúdos. Por exemplo, se estiver a ver o modelo 3D dos HTC Vive vai poder estar ‘dentro’ da criação para poder explorar com mais detalhe os elementos que compõe o dispositivo.



E quem diz os HTC Vive diz maquetas de arquitetura – neste caso a Sketchfab até permite que o utilizador escolha o posicionamento virtual dentro do edifício para que o utilizador possa ter diferentes perspetivas.

A aposta que a Sketchfab está a fazer diz respeito tanto à realidade virtual em dispositivos móveis como aos equipamentos topo de gama como os Oculus Rift.

Por fim há ainda a destacar a criação de um VR Launcher, isto é, um portal online onde a Sketchfab reúne diferentes experiências de realidade virtual e nas quais o utilizador pode navegar de forma contínua – a ideia é que não seja necessário estar sempre a tirar o smartphone dos óculos de realidade virtual sempre que quer ter uma experiência diferente.

Os interessados podem experimentar as novidades da Sketchfab no site de realidade virtual preparado pela empresa ou navegando pelos seus diferentes itens e ativando o modo VR no ícone dos óculos na parte inferior direita.
Sketchfab VR