Os engenheiros da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA na sigla em inglês) vivem com alguma regularidade momentos pelos quais poucos gostariam de passar: em apenas alguns segundos podem ver destruído o trabalho de anos. Basta um cálculo mal feito, alguma componente mecânica das sondas falhar ou até algum detrito espacial andar onde não devia. Não é por acaso que sempre que uma missão é bem sucedida os festejos dos engenheiros da NASA espalham-se um pouco por toda a internet. E são festejos merecidos. Ontem foi dia de nova festa: a sonda Juno está na sua nova casa.

Boa terça-feira.

Sonda Juno já está a orbitar Júpiter: A NASA concretizou com sucesso a primeira fase da missão Juno, ao ter conseguido colocar com sucesso o satélite artificial na órbita do planeta. É a segunda sonda a entrar na órbita de Júpiter depois de em 1995 o projeto Galileu ter conseguido feito semelhante. Foram quase cinco anos de viagem até ao astro. A Juno vai estudar os campos gravitacionais e magnéticos do maior planeta do Sistema Solar, assim como a sua composição geológica.
Fonte: Space.com

Microsoft emite alertas finais sobre atualização gratuita para o Windows 10: Os utilizadores com computadores Windows 7, 8 ou 8.1 podem atualizar para o Windows 10 de forma gratuita até 29 de julho. Depois dessa data o sistema operativo será pago. Num último esforço para convencer os utilizadores, a Microsoft está a emitir uma notificação em modo tela cheia, isto é, ocupando todo o ecrã do computador. Pelo menos os utilizadores depois não poderão queixar-se de que não foram avisados.
Fonte: The Verge



Comissão Europeia assina parceria público-privada na área da cibersegurança: O organismo europeu vai investir 450 milhões de euros nesta parceria, com as empresas privadas a investirem três vezes mais, para um total de 1,8 mil milhões de euros investidos na segurança informática. O objetivo é desenvolver novas ferramentas de cibersegurança para diferentes áreas de negócio como energia, saúde, transporte ou finanças.
Fonte: New Europe

Computadores Lenovo com nova falha de segurança, PCs de outras marcas podem estar em risco: O especialista em segurança informática Dmytro Oleksiuk encontrou uma falha em computadores Lenovo associada à BIOS. Ao que tudo indica a responsabilidade pode ser afinal de um parceiro da Intel que forneceu um código defeituoso para a BIOS do sistema operativo, o que significa que computadores de outras marcas também podem estar em risco.
Fonte: The Register

Cantor Prince já tem um museu online em sua honra: O antigo gestor do site oficial do falecido cantor Prince decidiu criar um museu online dedicado ao músico. Nele os fãs vão poder encontrar uma linha do tempo onde estão alguns dos momentos mais marcantes da carreira do norte-americano. Não deixa de ser uma homenagem curiosa sabendo que em 2010 o cantor disse que a internet estava acabada.
Fonte: Rolling Stone

Sem mais artigos