Esta semana foi agitada na publicação de resultados financeiros por parte das tecnológicas. Entre tantos milhões de dólares, receitas, lucros, receitas após deduções fiscais, partilha de dividendos e outros termos técnicos é fácil perder a noção de quanto estão realmente a faturar estas empresas.

E tem noção de quem fatura mais? E qual a tecnológica que apresenta os maiores lucros?



Reunimos esses dados relativamente a dez das mais conhecidas e influentes tecnológicas da atualidade. O gráfico pode até conter algumas surpresas dependendo da ideia que tem formada sobre cada empresa.

Um exemplo. A Amazon mesmo não sendo tão badalada como uma Alphabet, a empresa-mãe da Google, consegue ser a terceira tecnológica com maior faturação. Por outro lado, a mesma Amazon é aquela que continua a apresentar menores lucros deste grupo pois tem um forte volume de despesas relacionadas com investigação e desenvolvimento.

Outro facto interessante é que tanto a Intel, como a Cisco, a Oracle e a IBM – empresas tecnológicas com maior legado – têm todas atualmente um lucro trimestral muito semelhante, a rondar os dois mil milhões de dólares.

Um dado é certo: as grandes tecnológicas são empresas de muitos mil milhões, a escala ‘mínima’ usada para a agregação de dados.

Sem mais artigos