Foi com esta frase que a Tesla anunciou na sua página oficial do Facebook que, a partir de hoje, 27 de janeiro, está oficialmente em Portugal. Para já ainda não há o tão desejado Service Center.

Logo pela manhã portuguesa, a Tesla publicou um vídeo onde mostra várias imagens de Portugal e onde elogia a capacidade portuguesa no setor das energias renováveis: “um país de serenidade”, “um país elétrico”.



Na sua página oficial, a Tesla explica que os seus veículos já “podem ser encomendados e entregues em Portugal”. Isto significa que os portugueses interessados em comprar um veículo da empresa de Elon Musk não têm de o fazer diretamente aos Estados Unidos ou a outros mercados europeus, algo que até agora era necessário.

No entanto, ainda não há uma presença física. Ao ver o mapa de concessionários, centros de assistência e superchargers em todo o mundo, Portugal continua a não ter um único ponto vermelho a indicar a presença física da Tesla no nosso país. Jorge Milburn, Country Manager da Tesla para Portugal e Espanha, afirmou ao Diário de Notícias que a empresa conta ter três superchargers a funcionar no país até ao final do ano.

Veja as imagens do primeiro encontro de carros Tesla em Portugal

Em termos de preço, o Model S vai desde os 87.799 euros (modelo 60 com tração traseira e bateria de 60 khW) até aos 163 mil euros, na versão P100D, preços já com o IVA incluído. Já o Model X custa desde 110.900 euros (versão 75D) até aos 168.700 euros, na versão P100D. Para já, não há informações de preços sobre o Model 3 para Portugal, uma vez que “os preços locais serão anunciados em 2017”. O preço oficial é de 35 mil dólares, cerca de 32.763 euros.

Mas nem só de carros se faz a Tesla e também é possível adquirir através do site o Powerwall e o Powerpack. O Powerwall é “uma solução energética doméstica” que “não requer manutenção” e permite armazenar o excesso de energia solar para utilizar quando for necessário.

Cinco razões para Portugal receber a fábrica europeia da Tesla

A verdade é que no site da Tesla já está uma imagem do concessionário em Lisboa, ao lado do centro de assistência de Bordeaux-Mérignac, um dos mais próximos de Portugal. Ao carregar na imagem… “404 Página não encontrada”. É uma questão de esperar para ver.